29 junho 2008

Corpo Humano

Corpo é o composto orgânico pelo qual o homem, ser racional, afirma a sua presença no mundo material. A célula, unidade morfológica e fisiológica da estrutura dos seres vivos, é considerada como a menor porção viva do organismo, vista somente depois de aumentada centenas de vezes pelo microscópio. A reunião de células formam os tecidos. Estes por sua vez se reúnem para formar os órgãos. A um conjunto de órgãos dá-se o nome de sistema ou aparelho. Os sistemas e os aparelhos formam finalmente o organismo.

O corpo físico, de acordo com Ary Lex em Do Sistema Nervoso à Mediunidade, está submetido a três setores de comando: o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e o Perispírito. O sistema nervoso compõe-se de dois conjuntos de órgãos: o sistema nervoso da vida de relação ou cérebro-espinhal e o sistema nervoso da vida vegetativa, autônomo ou vago-simpático. As glândulas endócrinas ou de secreção interna, em que a hipófise e a epífise são mais as ventiladas no meio espírita, lançam seus produtos, chamados hormônios diretamente no sangue. O Perispírito ou corpo espiritual é o que dá molde ao corpo físico, presidindo a sua formação

Um exército de nervos. Imagine um exército com milhões de soldados, todos eles diretamente subordinados a um comando central, com o qual estão em permanente contato mediante duas linhas de telefone: por uma o soldado informa e pela outra é informado. Na analogia com o corpo humano, cada soldado desse exército representa uma fibra muscular. A sede do comando é o sistema nervoso central. Por sua vez, a inextricável rede de fios telefônicos — por onde circulam informações e vozes de comando — seria semelhante a nosso sistema nervoso periférico.

O corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros. Contudo, é na cabeça, que está situado o motor dessa máquina humana: o cérebro. No cérebro estão registrados todos os nossos acontecimentos, quer bons ou ruins. No cérebro estão localizadas as duas principais glândulas endócrinas e que têm íntima relação com o mundo espiritual: epífise e hipófise. No cérebro estão situados os comandos de nossos movimentos, sendo que os movimentos da mão ocupam o maior espaço. A Ciência Natural, quando tenta explicar os meandros do cérebro, sente-se como um grão de areia ante a imensidão do universo.

Há possibilidade de separar o corpo do Espírito? E do Perispírito? Em pensamento sim, mas na prática, os três formam uma unidade. Nesse sentido, se não prestarmos a devida atenção, acabaremos cometendo o erro de separar um do outro. Observe a resposta que geralmente se dá à pergunta: "Que livro você está lendo?" — "Estou lendo o Nosso Lar pelo Espírito de André Luiz. Note que o correto seria dizer pelo Espírito André Luiz, sem a preposição de, pois esta preposição separa o Espírito do corpo físico e do Perispírito.

Reflitamos sobre o corpo físico: o que passa real e precisamente quando coloco o meu corpo em silêncio, meus sentidos em repouso? Qual é o estatuto do meu pensamento interior?

Fonte de Consulta

LEX, A. Do Sistema Nervoso à Mediunidade. São Paulo, FEESP, 1993.
DUARTE, J. C. O Corpo Humano. São Paulo, Editora Nacional, 1971.
O Corpo Humano. São Paulo, Abril, 1985. (Pesquisas Conhecer).

São Paulo, 04/03/1999.

Nenhum comentário: