15 agosto 2010

48º Aniversário do Centro Espírita Ismael

Segundo o Espírito Emmanuel, o Centro Espírita é a universidade da alma. Por quê? Enquanto o ser humano vai à faculdade para se formar em uma determinada matéria (profissão), o que lhe dará sustento para si e sua família, o Centro Espírita oferece-lhe o consolo espiritual para as suas dores e lhe abre a visão ao seu verdadeiro progresso espiritual.

O Centro Espírita Ismael, fundado em 15 de agosto de 1962, tem como objetivo principal a divulgação dos princípios doutrinários, codificados por Allan Kardec, a partir de 1857, quando do lançamento de O Livro dos Espíritos. Desde a sua fundação até hoje, a tônica é o estudo e o aprendizado do Espiritismo, como ciência, filosofia e religião.

Neste contexto histórico, tivemos a presença de grandes incentivadores ao estudo da doutrina, principalmente com a vinda de expositores da FEESP, no antigo Curso de Aprendizes do Evangelho.

Presentemente, sob a direção do nosso irmão Ivam Ricardo Rogério, há 30 reuniões de estudo por semana (aproximadamente 600 alunos), destacando-se as 20 classes das 5 turmas do Curso de Educação Mediúnica. Há, também, os Cursos de: Introdução ao Evangelho, Aprofundamento Doutrinário, Expositor, Entrevista, Passe, Samaritano, Doutrinador. Não nos esqueçamos das Palestras Públicas, realizadas aos sábados, sob a direção do Sr. Isadino dos Santos, e do Simpósio anual, pelo Sr. Bismael B Moraes.

Na mesma linha de estudo e aprendizado, há a Evangelização Infantil, sob a direção de Cláudio Biagi Gregório, realizada aos sábados, das 15 às 16h, onde acolhe mais de cem crianças. Lembremos de um de seus lemas: “Sr. pai ou responsável, traga os seus filhos para aprender o Espiritismo”.

Para o encaminhamento do frequentador, principalmente aquele que vem pela primeira vez, temos o setor de Entrevista e Colégio de Médiuns, sob a direção da dona Eunice Gomes. É deste departamento que saem as papeletas para que a pessoa possa fazer a sua assistência espiritual (passes).

O Departamento de Assistência Espiritual (Depasse) está a cargo da nossa irmã Terezinha de Fátima Sgulmar. Os passes ministrados no CEI, por volta de 5.000 ao mês, vão desde o passe dito “espiritual” até o samaritano.

Como complemento das atividades de estudo e de assistência espiritual, temos o setor de assistência social, sob os cuidados da Sra. Margarida Vidal Rossi. Depois de reconfortados pelos passes e pelo estudo doutrinário, podemos praticar a caridade, tanto material quanto espiritual.

Situemos o Bazar Beneficente (Maria de Lourdes Zanino), os Eventos Beneficentes (Eunice Gomes), a Lanchonete (Rose), a Biblioteca (Helena), a Livraria (Norberto) e a Limpeza do CEI (Daniela).

Todas essas atividades são desenvolvidas em nossas duas sedes que, somadas, perfazem uma área de 1.000 m2. Convém ressaltar que nada disso seria possível sem aqueles que nos precederam, notadamente os estão no mundo dos Espíritos.

Assim, só nos resta agradecer a colaboração de todos vocês, pois somos apenas uma peça na engrenagem, que se chama Centro Espírita Ismael.
Muita paz a todos.

Nenhum comentário: