03 maio 2011

Coragem da Fé: Exemplo de Filme

Coragem da fé: o filme "Homens e Deuses" é um exemplo vivo da fé operante. Ainda que a dúvida, de os clérigos permanecerem ou não naquele país, pairasse, em vista de uma morte anunciada, suas reflexões constantes levaram-nos a seguir o chamamento de Cristo. Optaram por este caminho, porque não havia outro melhor, segundo a avaliação profunda da vida religiosa.

“Homens e Deuses”, filme do diretor francês Xavier Beauvois, baseado em fatos reais, ocorridos na Argélia em 1996, retrata a vida de religiosos, liderada pelo prior Christian de Chergé, onde dedicam o seu tempo a orações, cânticos e trabalho agrícola, numa atmosfera de silêncio e contemplação.

O filme, adaptado de acordo com as cartas deixadas pelos clérigos, mostra as investidas constante dos terroristas e dos militares do governo local contra o trabalho pacato desses religiosos junto à população carente. Nada disso, entretanto, os intimidou.

Em se tratando de fé, lembremo-nos do pensamento de Thomas Hobbes; “A fé é uma dádiva de Deus, e os homens não podem impô-la nem arrancá-la com a promessa de recompensas ou com ameaças de tortura”.

Nenhum comentário: