16 dezembro 2014

Caráter e Receptividade

As circunstâncias externas influenciam grande parte dos nossos pensamentos e das nossas ações. A mídia não pára o dia todo. Ouvindo o rádio, sintonizando um canal televisivo ou acessando a internet, estaremos nos conectando com as informações e as notícias vindas de lugares que nem imaginamos, mas que são percebidas pela nossa mente em forma de sugestão mental. 

O modo como recebemos as sugestões externas tem muito a ver com a força e a energia do nosso caráter. Caráter é a qualidade que faz com que o indivíduo escolha algo e se mantenha fiel ao que foi escolhido. Se tivermos um caráter forte, robusto, alicerçado na ética e na moral, teremos mais condições de resistir aos apelos da propaganda inoportuna. Se ele for fraco, sucumbiremos ao apelo dos gozos e prazeres materiais. 

Diante desse quadro, cabe-nos educar a vontade do nosso caráter. Como educar sem um mestre? Não podemos ser vítimas do preconceito? Não podemos nos desviar para o radicalismo? Sim. Mas temos também ao nosso lado a influência positiva dos Espíritos superiores quanto à qualidade do nosso progresso material e espiritual. "Na dúvida, abstém", diz o trecho evangélico. A sintonia com os protetores do espaço auxilia sobremaneira essa empreitada. Estejamos alerta com o "vigiai e orai".   

Jesus, em seu Evangelho, fala-nos da edificação do reino de Deus em nosso coração. Quando começamos a estudar e praticar os preceitos evangélicos trazidos pelo mestre Jesus, vamos naturalmente construindo esse reino interior. Jesus, o grande pedagogo, lembra-nos de que devemos viver no mundo, mas sem ser do mundo. Ou seja, não devemos nos deixar contaminar pelas coisas negativas, para as coisas que não tragam valor agregativo ao nosso progresso espiritual. 

Uma boa relação entre caráter e receptividade exige a expansão de nossa consciência. Saiamos da condição de eterno pedinte, da mendicância e dos complexos de inferioridade. Para tanto, esqueçamos de nós mesmos e construamos o reino de Deus nos corações de todos. A expansão da consciência permite-nos entrar em contato com as forças invisíveis do espaço, no sentido de sermos os receptores da vontade divina para o progresso da humanidade. 

O mundo pode estar tumultuado, as coisas podem estar caminhando para o abismo. Para os que têm a consciência tranquila nada disso os abalará.  



Nenhum comentário: