26 janeiro 2015

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier (1746-21/04/1792) nasceu em São João del Rei. Órfão de mãe desde os 9 anos e de pai a partir dos 11, é criado pelo padastro em Vila Rica, atual Ouro Preto. Exerceu os ofícios de tropeiro, minerador e dentista - de onde vem o apelido Tiradentes. Entra na conspiração depois de se tornar alferes (o equivalente a soldado na época) do Regimento dos Dragões de Minas Gerais.

Como não era promovido, por não ter relação com a aristocracia local, passa a fazer parte da Inconfidência Mineira após conhecer Domingos Barbosa e José Alvares Maciel, dois outros integrantes do movimento, no Rio de Janeiro. Adere ao movimento com muita impetuosidade, liderando e organizando-o até ser preso, em 1789, data em que a conspiração foi descoberta. O processo arrasta-se até 1792. No dia 21 de abril daquele ano foi executado em praça pública.  

O Espírito Humberto de Campos, no capítulo 29 "Tiradentes", do livro Crônicas do Além-Túmulo, tenta extrair algumas opiniões do Espírito Tiradentes, amante da liberdade. Por isso, lutou contra o despotismo. 

Nenhum comentário: