Perispírito é o invólucro semi-material do Espírito. É o
elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Diz-se que é uma substância
vaporosa para os encarnados, mas bastante grosseira para os desencarnados. Tal
como a semente de um fruto possui o perisperma, o Espírito, por comparação,
possui o Perispírito. A finalidade do perispírito é tríplice: manter
indestrutível e intacta a individualidade; servir de substrato ao corpo físico,
durante encarnação; constituir o laço de união entre o Espírito e o corpo
físico, para a transmissão recíproca das sensações de um e das ordens do
outro. Para o Espírito Emmanuel, o Perispírito é um "campo eletromagnético, em
circuito fechado, composto de gases rarefeitos" (gases que se desfazem ou
diminuem de intensidade).
Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec afirma que "O conhecimento do
perispírito é a chave de uma porção de problemas até agora inexplicáveis".
Quais são esses problemas? A mediunidade, as doenças, as materializações etc.
Suponha que tenhamos, na presente encarnação, um câncer no estômago. Como
surgiu? Hipótese: numa encarnação passada, exageramos na alimentação e criamos
problemas para o funcionamento do estômago. Isso ficou gravado no Espirito e,
por consequência, no seu campo mental. Para eliminá-lo, temos de purgá-lo. Daí
o sofrimento, a doença.
O Espírito, ao
reencarnar, forma o seu perispírito do fluido cósmico universal do planeta ao
qual se destina. Conforme for o seu teor evolutivo, pode pegar as partes mais
nobres ou mais rústicas do fluido universal do referido orbe. Os Espíritos mais
evoluídos tomarão as partes mais rarefeitas; os menos evoluídos, as partes mais
condensadas. Assim sendo, embora o corpo físico possa ser igual para todos os
viventes, o mesmo não podemos dizer do perispírito, que varia para cada um de
nós, conforme o grau de evolução moral conquistado.
O perispírito,
por ser flexível, pode tomar diversas formas, de acordo com o arbítrio do
Espírito. Os Espíritos nos informam que a forma básica do perispírito é a forma
humana, inclusive em outros planetas. Isso, contudo, não impede de o Espírito
tomar outras formas, como a forma animal. Ao vermos a materialização de um
animal, pensamos que o animal se materializou, mas não foi isso o que
aconteceu, e, sim, que o Espírito humano tomou a forma de um animal.
Tenhamos em mente a diminuição do peso específico de nosso perispírito. Atingindo esta meta, poderemos nos deslocar com mais facilidade no mundo espiritual.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/per%C3%ADspirito
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O Perispírito não está enjaulado no corpo físico, sem poder desprender-se. Em "Obras Póstumas", no capítulo sobre manifestações dos Espíritos, 1 §, parte, item 11, 2ª Edição, lemos: "O Perispírito não está encerrado nos limites do corpo como numa caixa. É expansível por sua natureza fluídica; irradia-se e forma, em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem ampliar mais ou menos."
Note-se bem que Kardec fala em atmosfera fluídica, noção simples e cristalina. Não há necessidade de os Espíritas usarem a palavra "aura" para exprimi-la. "Aura" diz muito com a terminologia católica e lembra um aspecto de santidade, com aqueles círculos coloridos, envolvendo a cabeça dos santos. Recomendaríamos que os Espíritas preferissem a designação atmosfera fluídica e não "aura”. (Capítulo III — "Perispírito", do livro Do Sistema Nervoso à Mediunidade, do Dr. Ary Lex)
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Sobre o
Perispírito
Ditado espontâneo
a propósito de uma discussão que acabava de ocorrer na Sociedade quanto à
natureza do Espírito e do perispírito.
Médium: Sr. A.
Didier
Segui com
interesse a discussão que se estabeleceu agora mesmo e que vos pôs em tão
grande embaraço. Sim; faltam às palavras cor e forma para expressarem o
perispírito e sua verdadeira natureza. Mas há uma coisa certa: o que uns
chamam perispírito não é senão o que outros chamam envoltório
fluídico, material. Quando se discute semelhantes questões, não são as frases
que devemos buscar, mas as palavras. Para me fazer compreender de maneira mais
lógica, direi que esse fluido é a perfectibilidade dos sentidos e a extensão da
visão e das ideias; refiro-me aqui aos Espíritos elevados. Quanto aos Espíritos
inferiores, os fluidos terrestres são ainda completamente inerentes a eles;
assim, como vedes, são matéria; daí os sofrimentos da fome, do frio, etc.,
sofrimentos que não podem alcançar os Espíritos superiores, considerando-se que
os fluidos terrestres são depurados em torno do pensamento, isto é, da alma.
Para seu progresso, a alma sempre tem necessidade de um agente; sem agente a alma
nada é para vós ou, melhor dizendo, não pode ser concebida por vós. Para nós
outros, Espíritos errantes, o perispírito é o agente pelo qual nos comunicamos
convosco, seja indiretamente, por vosso corpo ou vosso perispírito, seja
diretamente por vossa alma. Daí as infinitas gradações de médiuns e de
comunicações. Agora resta o ponto de vista científico, isto é, a essência mesma
do perispírito. Isto é uma outra questão. Primeiro compreendei moralmente; não
resta mais que uma discussão sobre a natureza dos fluidos, o que é inexplicável
no momento. A Ciência não conhece bastante, mas lá chegaremos se ela quiser
marchar com o Espiritismo.
Lamennais
(Revista Espírita, junho de
1861)
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