01 julho 2024

Evangelho no Lar

“Se um homem é a partícula divina da coletividade, o lar é a célula sagrada de todo edifício da civilização.” Espírito Emmanuel

Evangelho no Lar é uma reunião entre os familiares de uma mesma residência, com o intuito de refletir sobre os ensinamentos de Jesus. O culto promove, também, uma higienização das dependências da casa. Segundo o Espírito Joanna de Ângelis “Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício com a comunhão com o Alto. Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania”.

roteiro para a realização de O Evangelho no Lar é simples. Prece de abertura, leitura de um trecho do Evangelho, comentários sobre a lição, vibrações e prece de agradecimento.

As origens de O Evangelho no Lar podem ser encontradas no livro Jesus no Lar, pelo Espírito Neio Lúcio. No capítulo 1 — “O Culto Cristão no Lar”, há um diálogo com Simão Pedro sobre o tema. — Simão, o que faz o pescador..., o oleiro..., o carpinteiro...? — O pescador escolhe os melhores peixes para vender no mercado, o oleiro modela o barro e o carpinteiro usará as suas ferramentas para aperfeiçoar a peça bruta.

Jesus diz: "Assim, também, é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma... A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações?”

Jesus, então, propõem:  "Pedro, acendamos aqui, em torno de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova". Daí, o primeiro culto no lar que conhecemos.

Lembremo-nos, também, do livro Os Mensageiros, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Em seu capítulo 35 — “Culto Doméstico”, dona Isabel e seus filhos realiza — sob a observação dos mentores espirituais — um culto do Evangelho em sua residência. Nota-se que dos três filhos, as duas meninas têm uma boa sintonia com o Evangelho, enquanto o garoto é mais arredio. 

Uma das questões levantadas: " Mamãe se Jesus é tão bom por que comemos uma vez só ao dia? — Ora, Marieta, você vive muito impressionada com essa questão. Não devemos, filhinha, subordinar todos os pensamentos às necessidades do estômago".