01 outubro 2008

A Semente

A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

A semente – do grego sperma – tem relação com o concreto e com o metafórico. Concretamente, joga-se uma semente na cova; depois, espera-se o tempo necessário para a sua germinação, até que dê os seus frutos. Metaforicamente, é a transferência que fazemos dela para o campo do espírito, da moral, da evolução do ser humano.

Deus, quando criou o Universo, fez também a Natureza, para que o ser humano pudesse produzir pelo seu próprio esforço. É jogando a semente ao solo que poderá produzir frutos e auxiliar a sua própria subsistência. Há, assim, uma relação perfeita entre o humano e o divino: estamos na Terra, mas o nosso pensamento voa ao Infinito. A busca de conhecimento não é para encher a memória, mas para ajudar a marcha ascensional do nosso Espírito imortal.

A semente deve retratar este vínculo perfeito entre o ser humano e o Ser Supremo. Devemos escolher bem o terreno em que ela será jogada, pois uma vez lançada é natural que produza os seus frutos. Da mesma forma que adubamos o solo e regamos a planta, o mesmo devemos fazer com relação ao nosso Espírito: arroteá-lo, limpá-lo e adubá-lo emocionalmente, no sentido de estar o mais preparado possível para receber os ensinamentos espirituais.

Há, assim, a "semente divina" e a "semente humana". A semente divina ou a palavra divina é sempre pura; a semente humana, a palavra humana, além de limitada, pode estar sujeita a muitos mal-entendidos. Nada disso, contudo, impede de a semente crescer, como no contexto em que o joio cresce junto com o trigo. No momento oportuno, haverá a separação. Se quisermos separá-lo antecipadamente, poderemos arrancar também o trigo.

Quando estamos nos reportando às coisas do Espírito, estamos nos referindo à palavra de Deus, ou mesmo à palavra de Jesus. Quando dizemos que o Senhor saiu a semear, devemos entender que está havendo a disseminação da boa-nova no seio da população. A palavra diz respeito ao Reino de Deus, à obtenção da vida eterna, à salvação da alma. A salvação, contudo, que a semente intui não é a salvação beatífica; refere-se à iluminação interior.

A semente, uma vez lançada, germinará com certeza. Tenhamos, pois, o cuidado de bem preparar o nosso terreno espiritual, a fim de que ela produza cento por um.

Nenhum comentário: