07 maio 2016

Nobre Caminho Óctuplo — Buda

Buda, há 2.500 anos, em suas tentativas de iluminação, já nos alertava para a supressão de todo o sofrimento. Os seus ensinamentos se basearam nas Quatro Nobres Verdades, em que destaca a natureza, a causa, a supressão e o caminho para a supressão do sofrimento. No caminho da supressão do sofrimento, ele enfatiza o Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.

Analisemos o Nobre Caminho Óctuplo

Entendimento Correto

É o primeiro dos oito elementos do Nobre Caminho Óctuplo e, pertence ao grupo da sabedoria.

Definição: "E o que é entendimento correto? Compreensão do sofrimento, compreensão da origem do sofrimento, compreensão da cessação do sofrimento, compreensão do caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento. A isto se chama entendimento correto."

Pensamento Correto

É o segundo dos oito elementos que compõem o Nobre Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da sabedoria.

Definição: "E o que é pensamento correto? O pensamento da renúncia, de estar livre da má vontade e de estar livre da crueldade. A isto se chama pensamento correto."

Linguagem Correta

É o terceiro dos oito elementos do Nobre Caminho Óctuplo e, pertence ao grupo da virtude.

Definição: "E o que é a linguagem correta? Abster-se da linguagem mentirosa, da linguagem maliciosa, da linguagem grosseira e da linguagem frívola. A isto se chama linguagem correta."

Ação Correta

É o quarto elemento do Nobre Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da virtude.

Definição: "E o que é ação correta? Abster-se de destruir a vida, abster-se de tomar aquilo que não for dado, abster-se da conduta sexual imprópria. A isto se chama de ação correta."

Modo de Vida Correto

É o quinto dos oito elementos do Nobre Caminho Óctuplo e faz parte do grupo da virtude.

Definição: "E o que é modo de vida correto? Aqui um nobre discípulo, tendo abandonado o modo de vida incorreto, obtém o seu sustento através do modo de vida correto. A isto se chama modo de vida correto."

Esforço Correto

É o sexto dos oito elementos do Nobre Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da concentração.

Definição (os quatro Esforços Corretos): "E o que é esforço correto? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu gera desejo para que não surjam estados ruins e prejudiciais que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (ii) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (iii) Ele gera desejo para que surjam estados benéficos que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (iv) Ele gera desejo para a continuidade, o não desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. A isto se denomina esforço correto."

Atenção Plena Correta

É o sétimo elemento do Nobre Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da concentração.

Definição (os quatro fundamentos): "E o que é atenção plena correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo - ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (ii) Ele permanece contemplando as sensações como sensações – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iii) Ele permanece contemplando a mente como mente - ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iv) Ele permanece contemplando os objetos mentais como objetos mentais - ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. A isto se denomina atenção plena correta".

"Este é o caminho direto para a purificação dos seres, para superar a tristeza e a lamentação, para o desaparecimento da dor e da angústia, para alcançar o caminho verdadeiro e para a realização de Nibbana – isto é, os quatro fundamentos da atenção plena."

Concentração Correta

É o último elemento do Nobre Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da concentração.

Definição: "E o que é concentração correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades não hábeis, entra e permanece no primeiro jhana, que é caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos do afastamento. (ii) Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que é caracterizado pela segurança interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos da concentração. (iii) Abandonando o êxtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que é caracterizado pela felicidade sem o êxtase, acompanhada pela atenção plena, plena consciência e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: ‘Ele permanece numa estada feliz, equânime e plenamente atento.’ (iv) Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a atenção plena e a equanimidade purificadas. A isto se denomina concentração correta."

Fontehttp://www.acessoaoinsight.net/index.htm (07/05/2016)

&&&

As Quatro Nobres Verdades (c.530 a.C.) [Sidarta Gautama (Buda)]

O caminho budista para a iluminação jaz na liberdade do desejo. 

Segundo as biografias tradicionais, Sidarta Gautama (563-483 a.C.) foi um príncipe do norte da Índia que renunciou à sua vida privilegiada para buscar o despertar espiritual. No começo ele seguiu a tradição asceta dos homens santos hindus, afligindo o corpo com jejuns extremos e outros sofrimentos. Após sete anos vivendo dessa forma, e tão emaciado que mal parecia vivo, ele foi se sentar embaixo da árvore de Bodhi em Gaya. Certa tarde aceitou um pouco de comida nutritiva, relaxou e sentiu uma mudança profunda a dominá-lo. Depois de passar a noite sentado, ao nascer do sol atingiu um estado de perfeita compreensão, tornando-se um Buda (pessoa iluminada).

A compreensão de Sidartha quanto à natureza da realidade foi posteriormente formulada como as Quatro Nobres Verdades do budismo. A primeira verdade é que a vida, como costuma ser vivida, é sofrimento (dukha) — frustração vinda do desejo de perder o que queremos, de termos de viver com o que não queremos. A segunda verdade é que o sofrimento resulta do apego às coisas ilusórias do mundo com desejo ou medo, buscando um ou fugindo do outro. A terceira verdade enuncia a solução: atingir o nirvana, o estado de iluminação a partir do qual o mundo pode ser visto sem ilusão, mas como é de fato. A liberdade da ilusão significará desapegar-se dos desejos ilusórios. A verdade final estabelece o caminho prático para a iluminação — dharma —, incluindo a compreensão correta, o discurso correto, a ação correta e a concentração correta. 

ARP, Robert (Editor). 1001 Ideias que Mudaram a Nossa Forma de Pensar. Tradução Andre Fiker, Ivo Korytowski, Bruno Alexander, Paulo Polzonoff Jr e Pedro Jorgensen. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

Nenhum comentário: