28 novembro 2016

Wicca

Wicca é um nome alternativo para a bruxaria. É uma religião pagã, ou seja, tem por base o culto aos deuses antigos (antes do cristianismo). O culto à Deusa Tríplice e Seu Consorte fundamenta os princípios basilares do seu arcabouço teórico e doutrinário. Não é uma religião livre onde todos fazem o que querem; a prática da Wicca implica a observância de regras.

Em linhas gerais, há 11 regras para delinear o sacerdócio ou a pretensão ao sacerdócio: culto à Deusa Tríplice, iniciação, submissão à Lei Tríplice, crença na reencarnação, crença na Grande Teia universal, proibição ao proselitismo etc. Dentre todas essas regras, há uma que implica o respeito aos semelhantes. Ela diz: "Faça o que quiser, se a ninguém prejudicar."

De acordo com a Wicca, todas as pessoas estão, por uma lei universal, sujeitas a receber o retorno energético por seus atos. Em outras palavras, um ato virtuoso recebe um bom retorno; um ato "pecaminoso"; um mau retorno. Acham que, por ter adquirido conhecimento, o praticante da Wicca deve ser triplamente responsável. Além disso, a norma para assumir a vida não pode ser feita com restrições mentais. 

A Wicca proíbe o proselitismo. Uma de suas regras é o respeito a todas as formas de crença. Não é justo convencer alguém, que já é adepto de uma religião, deixá-la para seguir a Wicca. Se alguém pedir informações, deve-se expor com toda a naturalidade, mas não sair por aí caçando seguidores. 

Em se tratando da reencarnação, não fazem um estudo aprofundado como sói acontecer na Doutrina Espírita. Eles aceitam a tese da metempsicose, ou seja, que um espírito humano possa reencarnar em corpo de animal. A tese da reencarnação existe somente para enfatizar que a vida continua depois da morte que, por essa razão, o espírito pode voltar novamente a este mundo. 

Ao proclamarem a Grande Teia universal, aceitam também a metáfora para a crença de que tudo o que existe está interligado e o que fazemos influencia o Todo. Os Deuses antigos são o Todo. 

Fonte de Consulta

CERIDWEN, Mavesper CY. Wicca Brasil: Guia de Rituais das Deusas Brasileiras. São Paulo: Gaia, 2003. (Coleção Gaia Alemdalenda)



Nenhum comentário: