02 março 2022

Cuidar do Corpo e do Espirito

Por que a população está ficando cada vez mais obesa? Seria falta de religião? O que pensar das tatuagens, dos piercings nas orelhas? O que o Evangelho nos diz a respeito?

Primeiramente, o Espiritismo não é um compêndio que se deixa esquecido. Deve ser enaltecido e divulgado. Não para fazer proselitismo, mas para o conhecimento daqueles que ainda se encontram nas sombras da espiritualidade.  Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, há diversas recomendações para a boa compreensão da Doutrina Espírita.

Comecemos nossa análise, fazendo uso do instrumento musical. Se o instrumento é deficiente, o maior perito em música terá dificuldade para expressar os seus dons artísticos. Se, contudo, o aparelho estiver perfeito, a melodia aparece mais fluida e vibrante.

O corpo humano é um instrumento de manifestação do espírito. Se tudo nele funcionar a contento, o espírito que nele habita estará mais à vontade para a sua expressão.  

Observe a mediunidade: quanto um Espírito quer se manifestar, ele procura o médium mais capacitado para o seu intento. Nesse caso, o médium que tiver recheado seu cérebro de bons conhecimentos, será o preferido. Não encontrando um nessas condições, pode se valer de qualquer outro, mas terá mais dificuldade, pois suas ideias terão que ser passadas letra a letra ou frase a frase.  

O Espírito Georges, no item "Cuidar do Corpo e do Espírito", do Capítulo XVII "Sede Perfeitos" de O Evangelho Segundo o Espiritismo, dá-nos algumas instruções, começando por enfatizar que a alma é prisioneira da carne. “Para que esta prisioneira possa viver, movimentar-se, e até mesmo conceber a ilusão da liberdade, o corpo deve estar são, disposto e vigoroso”. E complementa:

“Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que lhe são peculiares por força da própria natureza, é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa. Sereis por acaso mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos? Não, a perfeição não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição”.

 

Nenhum comentário: