Cosmo – do grego kosmos significa ordem, oposto ao Caos (kaos), desordem. Cosmovisão (Visão Geral de Mundo). Além de significar uma visão ou concepção de mundo, expressa também uma atitude frente ao mesmo. O Materialismo, o Espiritualismo e o Idealismo são cosmovisões. O que caracteriza essas diversas cosmovisões? Primeiro, um anelo de saber integral; segundo, a apreensão da totalidade; terceiro, a solução de problemas do sentido do mundo e da vida.
A marcha da degradação histórico-filosófica
ocidental foi esta: Fé, Razão, Matéria. A marcha normal dessa
evolução deveria ter sido: Fé, Raciocínio (nada de
endeusamento da razão, nada de racionalismo), Consciência.
Da Fé ainda primitiva atingiríamos um estado empírico normal de reflexão
madura, o qual teria conduzido à noção sistemática do Todo, à Consciência da
Totalidade, à Verdade Cósmica.
O lugar hoje ocupado pela Matéria deveria
estar Deus, ou seja, a Causa. Mas, com a
inversão de tudo, está a antítese, isto é, o Efeito (a
Matéria). Nesse caso, ao invés da Consciência, temos a Violência, pois a
humanidade está filosoficamente invertida. Raciocinou às avessas. Em vez de
atingir a Causa, atingiu o Efeito; em vez de chegar à Verdade, chegou à Ilusão.
Esta é a situação do mundo na atualidade. Urge reverter a ordem. Os postulados
espíritas auxiliar-nos-ão eficazmente.
Para a concepção de mundo idealista, o Espírito é o motor do Universo; para a concepção de mundo materialista, o motor do Universo é a matéria. Cada qual defendendo o seu ponto de vista, torna difícil e quase impossível a compreensão do Todo. O Espiritismo veio no momento certo: reorganizar o edifício da FÉ, abalado pelo culto da RAZÃO e da MATERIALIDADE. Procedendo à síntese das várias concepções de mundo, encaminha o nosso pensamento para a Unidade do Todo. Por isso, dizemos que o Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião, ou seja, temos material suficiente para sintetizar Deus, Espírito e Matéria, sem pender para nenhum dos lados, mas analisando-os como uma trilogia inseparável.
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, Filosofia, Ciência
e Religião. Ele é a unidade sintética de todo o conhecimento. A conscientização
desse fato faz-nos observar melhor o mundo que nos rodeia. Observando melhor,
teremos a nossa visão acurada. Com nossa visão acurada, teremos mais condições
de compreender o nosso próximo. Compreendendo melhor o nosso próximo, poderemos
amá-lo, respeitá-lo e fazer-lhe tudo o que gostaríamos fosse feito a nós
mesmos.
Fonte de Consulta
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o
Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, 1984.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. São
Paulo, FEESP, 1972.
SANTOS, M. F. dos. Filosofia e Cosmovisão
(Introdução à Filosofia e Visão Geral de Mundo). 2. ed., São Paulo, Logos,
1955.
TORRES, J. Totalidade e Sociologia
(Introdução. Exposição Geral e Sumária de Cosmonomia. Cosmovisão Geral).
Rio de Janeiro, s. e., 1953-1956.
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