03 setembro 2020

Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita

Allan Kardec, na introdução de O Livro dos Espíritos, cujo título é "Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita", levanta algumas questões pertinentes ao Espiritismo, tais como, "Espiritismo e Espiritualismo", "Alma, Princípio Vital e Fluido Vital", "Manifestações Inteligentes", A Doutrina e seus Contraditores", "A Linguagem dos Espíritos e o Poder Diabólico", totalizando 17 tópicos.  

Vejamos alguns pontos:

A opção por Espiritismo em vez de Espiritualismo é devido ao fato de o  Espiritualismo já ter conceituação própria. Aplicando-o aos conceitos espíritas seria multiplicar as causas já numerosas de anfibologia.

O problema da terminologia. Para as coisas novas necessitamos de palavras novas. Em se tratando da alma, aceita que ela é o ser imaterial e individual que existe em nós e sobrevive ao corpo. Princípio vital e fluido vital nada mais são do que uma das transformações do fluido cósmico universal.

Os contraditores da Doutrina. Para convencer os seus contraditores, compara a dança das rãs de Galvani com a dança das mesas. Há necessidade uma aprofundamento dos fatos observados.

Mesas girantes. Allan Kardec descobriu que havia algo inteligente por trás das mesas girantes. Esta é a causa original da codificação do espiritismo, pois ofereceu um campo inteiramente novo de observação.

Psicografia. Em vez de esperar a prancheta escrever, utiliza a própria mão do médium.

Resumo da Doutrina dos Espíritos. O Espiritismo trata de Deus, dos Espíritos, da matéria e de toda a relação que há entre o mundo espiritual, o verdadeiro mundo, e o mundo material, incluindo cada um de nós.

Dificuldade de a ciência aceitar o fato espírita. Se o fato observado não é palpável, há, entre os cientistas, muitas conjecturas. Por isso, a ciência espírita utiliza a percepção extra-sensorial.

Requisitos indispensáveis para a compreensão da Doutrina Espírita. Perseverança e seriedade, pois a Doutrina nos lança numa nova ordens de coisas, que não são absorvidas de uma hora para outra.

O Espírito disse: já é uma verdade? Os Espíritos pertencem a diferentes ordens de evolução e se manifestam de acordo com o seu grau de aperfeiçoamento moral e intelectual.

Divergências de linguagem. Os Espíritos, sendo diferentes em conhecimento e moral, expressam-se segundo essas mesmas condições evolutivas . A contradição entre os Espíritos superiores diz respeito mais às palavras usadas do que ao conteúdo da mensagem propriamente dita.

Causas da loucura. As mais comuns são: as decepções, as desgraças, as afeições contrariadas, que são também as causas mais frequentes do suicídio.

Nenhum comentário: