Importância. Significa grande
valor, mérito, interesse. Ensino. Transmissão de conhecimentos, de
informações ou de conhecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim
determinado. Centro Espírita. Escola de formação espiritual e
moral, núcleo de estudo, recanto de paz construtiva, santuário de prece e de
trabalho, local previamente escolhido para encontro com as Forças Superiores e,
revivendo o Cristianismo, é um lar de solidariedade humana em que os irmãos
mais fortes são apoio aos mais fracos e em que os mais felizes são trazidos ao
amparo dos que gemem sob o infortúnio. (Espiritismo de A a Z)
Numa análise
histórica da educação, que segue o seu curso desde a China Milenar, passando
pelo “berço da civilização ocidental” na Grécia, estagiando na Escolástica da
Idade Média, inserindo-se no Iluminismo e no desenvolvimento das ciências na
época mais recente deparamo-nos, para fins específicos de nosso estudo, nas
figuras de Pestalozzi e Allan Kardec. Pestalozzi defende a educação voltada
para a cabeça, o coração e corpo. Allan Kardec, discípulo de Pestalozzi,
absorve a perspectiva desta educação.
Allan Kardec, no
Projeto 1868, esclarece-nos que “um curso regular de Espiritismo seria
professado com o fim de desenvolver princípios de Ciência e de difundir o gosto
pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de
princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias
espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso de
natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre
suas consequências”. (Obras Póstumas, p. 342)
Que é
ensinar? No aprender o aluno o faz por si mesmo. Ensinar não é o mesmo que
aprender. Por isso, se o aluno não aprender, todo o esforço feito para ensinar
estará perdido. O ensinar pressupõe dois princípios fundamentais: a)
partir sempre do conhecido para o desconhecido; b) do simples para o
composto. No ensino, temos que diferenciar a educação “bancária” ou “convergente”
da educação “problematizadora” ou “libertadora”. No primeiro, há passividade do
aluno; no segundo, há o diálogo constante entre aluno e professor.
Antes de falarmos de
ensino no Centro Espírita, devemos ter pleno conhecimento do que seja a Doutrina
Espírita. Por Doutrina Espírita entendemos os princípios fundamentais deixados
por Allan Kardec em suas obras básicas e complementares. Quer dizer, só podemos
falar em ensino espírita, se partirmos dos seus pressupostos básicos, ou seja,
do acervo que existe nos livros.
Estejamos conscientes
que a relação ensino-aprendizagem reveste-se de grande utilidade, tanto para o
educador como para o educando. Contudo, não transformemos o ensino-aprendizagem
num acúmulo de informações e raciocínios, sem qualquer vínculo com as
necessidades prementes do Espírito imortal.
Fonte de Consulta
EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro,
FEB, 1995.
KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de
Janeiro, FEB, 1975.
BARBOSA, P. F. Espiritismo Básico. 3. ed., Rio de
Janeiro, FEB, 1987.
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