14 agosto 2011

Cura pela Fé

Cura – Ação ou efeito de curar. Tratamento, recuperação da saúde. Fig. Melhoria, regeneração, emenda; solução.  - do latim fides. O Espírito Emmanuel diz: "Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade". 

As curas relatadas no Evangelho denotam os milagres realizados por Jesus. Diante delas, parece-nos que Jesus estava acima das Leis Naturais. Contudo, não é o caso. É que conhecedor do magnetismo e das suas manipulações podia operar curas, que aos olhos do vulgo pareciam milagres, ou seja, acontecimentos que derrogam as leis conhecidas da matéria.

O Espírito somente atua sobre a matéria se fizer uso do Perispírito. Assim sendo, é através do perispírito que os Espíritos auxiliam na cura de uma doença. Nesse caso, o médium seria apenas um intermediário. Contudo, o médium pode usar o seu próprio magnetismo e transferir as suas energias balsamizantes para o outro ser mais debilitante. Por isso, na época de Kardec, falava-se muito em magnetizadores, sendo, inclusive, um dos motivos que levou Kardec a frequentar as reuniões de mesas girantes.

A fé é um sentimento inato. O Espiritismo trata da fé como humana, divina, racional e dogmática. Nesse caso, o sentimento inato pode ser expresso dogmaticamente – crer cegamente num artigo de fé – ou racionalmente – tudo passando pelo crivo da razão. É por isso que Allan Kardec diz: “Não há inabalável senão aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”.

No âmbito da Doutrina Espírita, os fatos, considerados milagrosos, não derrogaram as leis da natureza. Foram apenas a manipulação correta do fluido universal. Assim, quando soubermos usar o nosso magnetismo e a nossa vontade conseguiremos os mesmos prodígios que conseguiram os apóstolos, depois da advertência de Jesus, a respeito da pouca fé dos mesmos. Ele disse: “Se tiverdes a fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte para passar para o outro lado, e ele passará”.

Tenhamos sempre em mente o nosso aprimoramento espiritual. É somente através das virtudes evangélicas que podemos nos curar e auxiliar a cura dos outros com êxito.


Nenhum comentário: