16 agosto 2011

Grandes Vultos do Espiritismo

José Herculano Pires, em O Espírito e o Tempo, e Arthur Conan Doyle, em A História do Espiritismo, trouxeram-nos muitas informações acerca do fenômeno mediúnico que, segundo entendimento geral, são fenômenos de todos os tempos.

Kardec, com sua perspicácia, conseguiu, com a ajuda de uma plêiade de espíritos de luz, codificar a Doutrina dos Espíritos. Além de outras obras, a codificação baseia-se, essencialmente em O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

O Espírito Humberto de Campos, em Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, diz que “Segundo os planos de trabalho do mundo invisível, o grande missionário, no seu maravilhoso esforço de síntese, contaria com a cooperação de uma plêiade de auxiliares de sua obra, designados particularmente para coadjuvá-lo, nas individualidades de João-Batista Roustaing, que organizaria o trabalho da fé; de Léon Denis, que efetuaria o desdobramento filosófico; de Gabriel Delanne, que apresentaria a estrada científica; de Camille Flammarion, que abriria a cortina dos mundos, desenhando as maravilhas das paisagens celestes, cooperando assim na codificação kardeciana no Velho Mundo e dilatando-a com os necessários complementos”.

A contribuição de Ernesto Bozzano, na Itália, foi providencial para a propagação do Espiritismo além da fronteira francesa. Bozzano era um cientista materialista-positivista, e dedicou-se a documentar as experiências mediúnicas.

No Brasil, temos:

Bezerra de Menezes, cuja missão foi a de aglutinar o movimento espírita brasileiro.

José Herculano Pires, muito conhecido por sua clareza doutrinaria, foi  segundo o Espírito Emmanuel, o melhor metro que mediu Allan Kardec.

Deolindo Amorim serviu com inexcedível dedicação, com total fidelidade a Allan Kardec, tornando-se ao longo dos anos um intérprete fiel da Doutrina Consoladora.

Chico Xavier, que se notabilizou por sua psicografia, deixou-nos mais de 400 obras psicografadas.

Divaldo Pereira Franco que, por seus inúmeros livros e palestras, pode divulgar o Espiritismo ao redor do mundo.

Poder-se-ia alongar consideravelmente esta lista. 

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/vultos-do-espiritismo


Nenhum comentário: