20 outubro 2016

João de Deus: Um Médium no Coração do Brasil

Maria Helena Machado, pesquisadora no Departamento de História da USP, escreveu o livro João de Deus: um Médium no Coração do Brasil.

Detalhe
: João de Deus trabalha na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, desde 1976.  

SINOPSE DO LIVRO

Nos últimos anos João de Deus foi catapultado ao papel de celebridade. Homem carente de educação formal, oriundo do interior de Goiás, seu nome é conhecido hoje por pessoas dos mais diversos países, que o consideram o maior curador vivo da atualidade. Calcula-se que o médium brasileiro atenda, por meio da sua “corrente da cura” e de cirurgias espirituais, pelo menos 1500 pessoas por dia na Casa Dom Inácio de Loyola, localizada na pequena cidade de Abadiânia.

Personalidades internacionais como Oprah Winfrey, Shirley McLaine, Marina Abramovic e Wayne Dwyer — campeão mundial de vendas de livros de autoajuda — visitaram o médium e se mostraram publicamente impressionados por seu trabalho. Políticos brasileiros do alto escalão frequentam a Casa. Não faltam testemunhas para falar das curas mais extraordinárias realizadas por João de Deus. 

Única pessoa até hoje a receber o consentimento de João de Deus para escrever um livro, Maria Helena Toledo Machado parte de seu encontro pessoal com ele para procurar entender tamanho fenômeno. Por meio de entrevistas com os voluntários da Casa, pessoas próximas ao médium e uma pesquisa extensa e profunda sobre a diversidade religiosa no Brasil, ela apresenta um material exclusivo e impressionante sobre o líder espiritual que fascina pessoas de todas as partes do planeta.

Em sua entrevista, concedida ao caderno 2, do Jornal O Estado de São Paulo, de 20 de outubro de 2016, anotamos:

A primeira vez que o procurou foi em 2012. Sentiu algo incômodo: "Se despertou sensações em mim, uma vivência ampliada, é porque havia alguma pertinência ali". 

A motivação para escrever este livro nasceu da vontade de experimentar outro campo, pois João de Deus é uma figura icônica na nossa cultura, todo mundo tem alguma coisa a ver com ele. Existem diversos livros sobre ele, mas de pessoas que trabalham na casa, amigos ou seguidores próximos.

O importante ali é a vivência, de que forma a espiritualidade ressoa na vida de cada um. Tanto que em nenhum momento eu tenho interesse de comprovar se o que eu vi é verdade. O livro tem um tom neutro. O meu propósito é fazer uma descrição etnográfica, uma análise histórica da biografia dele, da casa e a minha própria experiência com essas duas partes.



Nenhum comentário: