O termo animismo foi criado pelo etnólogo inglês Tylor
(E. B. Tylor), na segunda metade do século XIX. Comporta muitas interpretações. Em sentido restrito, explica-se a vida pela
presença, em cada organismo, de uma alma. Opõe-se ao materialismo, que a
explica pela matéria inanimada. Em sentido mais amplo, é imaginar uma alma (anima) em todos os seres, inclusive naqueles
privados de sensibilidade, tais como, florestas, rios e estrelas.
Tanto o animismo quanto o
vitalismo pressupõem que a alma é o princípio ou causa de todos os fenômenos
vitais. Para os vitalistas, há dois princípios explicativos da vida, formando
um duplo dinamismo. Os animistas atribuem a uma causa única, a alma, os
fenômenos vitais e os de ordem intelectual e moral.
Para o Espiritismo, o
animismo é o estado em que opera o Espírito do médium, e não o do desencarnado.
O médium, sob a influência da própria faculdade ou da assistência, fala e obra
por si mesmo sem interferência de Espírito desencarnado. Diz-se, assim, que o
animismo nada mais é do que a influência do médium na comunicação mediúnica.
Isto porque, sempre que houver uma comunicação mediúnica, haverá a influência
do médium, que empresta o seu veículo físico para a manifestação do Espírito
desencarnado.
Allan Kardec não utilizou o
termo animismo. Contudo, um estudo apurado do capítulo 19 de O Livro dos Médiuns esclarece-nos que nas
comunicações... “O Espírito do médium é interprete e exerce influência sobre as
comunicações que deve transmitir. Nunca é completamente passivo. É passivo
quando não mistura suas próprias ideias à do Espírito estranho, porém, jamais é
absolutamente nulo, seu concurso é sempre necessário como intermediário, mesmo
nos que vocês chamam de médiuns mecânicos”.
A coexistência entre
animismo e mediunidade é, também, explicada pelo Espírito André Luiz, no
capítulo 23 de Mecanismos
da Mediunidade. Diz-nos: “Se os vivos da terra e os vivos do além
respirassem climas evolutivos fundamentalmente diversos, a comunicação entre
eles resultaria de todo impossível, pela impraticabilidade do ajuste mental”.
Não depreciemos e nem menosprezemos o animismo. Ele é fundamental em todas os nossos contatos com os Espíritos desencarnados.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/animismo
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ATÉ UMA ROCHA TEM ALMA:
Animismo nas sociedades primitivas
Tudo no
mundo tem uma alma. ==>
Mesmos os seres humanos são apenas recipientes para
a alma. ==>
As almas são imortais. ==>
As almas mais importantes são os deuses.
==>
Cerimônias, músicas e oferendas dão aos deuses status
no outro mundo. ==>
Se tratarmos bem os deuses, eles nos darão comida. (1)
(1) O
Livro das Religiões. Tradução de Bruno Alexander. São Paulo: Globo Livros,
2014.
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