13 dezembro 2023

Moisés

Missão: unir as tribos israelitas num verdadeiro povo pela fundação de uma religião nacional.

Ideia orientadora: Iavé será o Deus de Israel e Israel o povo de Iavé.

Moisés, cujo período de vida, corresponde a vários cálculos: 1391-1271 a.C.; 1571 a.C.; 1592 a.C.;  1725 a.C. O consenso acadêmico vê Moisés como uma figura lendária, embora mantendo a possibilidade de que uma figura semelhante a Moisés tenha existido.

Diz-nos a lenda bíblica que Israel necessitava de um novo líder. A situação dos judeus no Egito tornava-se cada vez mais difícil e insuportável. O último faraó e seus conselheiros viam com receio aumentar, dia a dia, a desobediência dos doze filhos de Jacob. Com a superpopulação o Faraó tomou a seguinte medida: as parteiras deveriam, a partir de então, matar toda criança de sexo masculino que nascesse de mulher hebreia. 

Diante disso, Josebel, a mãe, idealizou um plano para salvar seu filho. Colocou-o numa cesta; depois, deixou-o flutuando no rio. Ao nascer do sol, Maria viu a filha do Faraó, a formosa Bita, que o recolheu. — Este menino é filho de judeus — exclamou; — chamá-lo-ei de Moisés, porque foi "salvo das águas". 

A história de Israel que nos é contada na Bíblia pode ser analisada em termos de uma guerra. o povo encontrava-se escravizado no Egito e Deus suscitou Moisés para organizar uma saída que implicava inevitavelmente uma guerra. Depois da saída do Egito, Deus quis dar ao seu povo uma pátria, que também iria ser conquistada através de uma guerra, que agora deixa de ser defensiva para tornar-se ofensiva.

Questão 268 (de O Consolador) — Os dez mandamentos recebidos por Moisés no Sinai, base de toda justiça até hoje, no mundo, foram alterados pelas seitas religiosas? Resposta do Espírito Emmanuel: — "As seitas religiosas, de todos os tempos, pela influenciação de seus sacerdotes, procuram modificar os textos sagrados; todavia, apesar das alterações transitórias, os dez mandamentos, transmitidos à Terra por intermédio de Moisés, voltam sempre a ressurgir na sua pureza primitiva, como base de todo o direito no mundo, sustentáculo de todos os códigos da justiça terrestre".

O Espírito Emmanuel, no capítulo 42 “Por um pouco”, do livro Fonte Viva, diz-nos que Moisés preferiu servir ao povo na sua libertação do que gozar as suntuosidades da casa do Faraó.

 

Nenhum comentário: