11 dezembro 2023

Velho Testamento

A palavra Testamento tem, na Bíblia, o significado de pacto, de aliança. O termo Bíblia provém do plural grego ta biblia (os livros), que, pelo menos a partir do século XII, é usada para significar o conjunto dos vários escritos do Antigo e do Novo Testamento. Novo Testamento nada mais é do que o conjunto de livros dos cristãos, ou história de Jesus Cristo. 

O Velho Testamento pode ser entendido da seguinte forma: conjunto dos livros dos judeus, ou história dos judeus até Jesus Cristo. Divide-se em três partes: 1.ª) Thora, ou Lei (compreendendo o Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio); 2.ª) Nebium, ou Profetas (compreendendo Josué, Juízes, Samuel, Reis etc.); 3.ª) Ketubrim, ou hagiógrafos (compreendendo os salmos e os livros históricos).

A visão do Espiritismo sobre a Bíblia. O Espiritismo entende que ela é constituída de Revelações Mediúnicas, entretecidas de narrativas, interpretações e inferências humanas, revelações estas que lhe estruturam os fundamentos religiosos e morais de forma progressiva.

No Velho Testamento, devemos ressaltar a missão de Moisés e os profetas. No monte, Moisés recebe de Deus a Lei — o Decálogo — "base de todo direito no mundo, sustentáculo de todos os códigos da justiça terrestre". Após a morte de Moisés, emerge o sincretismo pelo qual lhe adotam o sistema ritual, os sítios sagrados, os santuários, a organização sacerdotal. A função dos profetas é combater esse sincretismo nascente.

A relação entre o Velho Testamento, o Novo Testamento e o Espiritismo pode ser visto da seguinte maneira: no Velho Testamento, Moisés nos descortina a Lei de Deus; no Novo Testamento, Jesus explica-nos a lei do Amor; o Espiritismo nada mais é do que uma síntese dessa evolução, sendo, por isso, apontado como a terceira revelação divina. 

O Espírito Emmanuel, em O Consolador, diz-nos:

267 — Qual a posição do Velho Testamento no quadro de valores da educação religiosa do homem?

— No quadro de valores da educação religiosa, na civilização cristã, o Velho Testamento, apesar de suas expressões altamente simbólicas, poucas vezes acessíveis ao raciocínio comum, deve ser considerado como a pedra angular, ou como a fonte-máter da revelação divina.

268 — Os dez mandamentos recebidos por Moisés no Sinai, base de toda justiça até hoje, no mundo, foram alterados pelas seitas religiosas?

— As seitas religiosas, de todos os tempos, pela influenciação de seus sacerdotes, procuram modificar os textos sagrados; todavia, apesar das alterações transitórias, os dez mandamentos, transmitidos à Terra por intermédio de Moisés, voltam sempre a ressurgir na sua pureza primitiva, como base de todo o direito no mundo, sustentáculo de todos os códigos da justiça terrestre.

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/velho-testamento


Nenhum comentário: