11 dezembro 2023

Transição

O Espírito Emmanuel, nas questões 146 a 160 de O Consolador, trata de diferentes aspectos relacionados com a passagem desta para a outra vida. Fatalidade, mudanças inesperadas, o encontro de almas afins, as perturbações, as consequências da cremação, da morte acidental, entre outros. Eis um pequeno resumo. 

A fatalidade do instante da morte. Com exceção do suicídio, todos os casos de desencarnação são determinados previamente pelas forças espirituais que orientam a atividade do homem sobre a Terra.

Mudanças rápidas. Há apenas uma mudança de plano, do plano físico ao plano invisível.

Primeiros tempos. Como há apenas uma mudança de plano, a alma desencarnada procura as mesmas atividades que lhe eram afins quando encarnada.  

Companhia de entes queridos. Dependendo do seu estado evolutivo, pode encontrar as mesmas almas que lhes eram afins aqui neste mundo.

Perturbações dos espíritas. As perturbações além-túmulo não dependem de rótulo religioso. A consciência reta e o coração amante da verdade e do amor repelem qualquer tipo de perturbação.

Sofrimento com a cremação. Nas primeiras horas após o desencarne, os fluidos orgânicos ainda estão ligados ao Espírito. A sugestão de se esperar mais horas para a destruição das vísceras materiais é sumamente oportuna.

Morte violenta. Dada a surpresa do desenlace, muitos Espíritos ainda não se encontram devidamente preparados para enfrentar tal situação.

Perecimento antes da hora da morte. Procedendo de acordo a consciência bem formada, tudo o mais depende de Deus.

Suicídio. A grande surpresa é a de que a vida continua.

Medo da morte. Não se deve generalizar que é falta de evolução espiritual. Uma preparação diária para a morte pode diminuir o seu temor.

Comunicação com os encarnados. Depende do grau de evolução. Os mais preparados possivelmente queiram transmitir suas experiências aos que ficaram. A grande maioria, porém, não tem ideia sobre as comunicações mediúnicas. 

Audição dos desencarnados. Não basta querer, é preciso merecer.

O ser desencarna e deixa inimigos. É possível e quase geral que continue perseguindo o seu desafeto, dentro da situação de invisibilidade, em virtude do grau de evolução do Planeta Terra.

Nenhum comentário: