Faculdade é uma potência
inata da alma. Exemplo: a potência de sentir (a sensibilidade); a potência de
pensar (inteligência). Moral é o conjunto das obrigações ou
das proibições que a impomos a nós mesmos; concerne ao bem-estar de outras
pessoas e nossa responsabilidade para com elas. Intelectual. Que
pertence à inteligência, que está na inteligência. Inteligência.
Faculdade que tem o espírito de resolver um problema, de compreender o
complexo, o novo.
André
Comte-Sponville, em seu "Dicionário Filosófico", faz algumas anotações
sobre a moral, que transcrevemos abaixo:
Suponha que se anuncie o fim do mundo para amanhã
de manhã. Na política, poderia haver alguma desordem, mas moralmente falando,
as atitudes dos indivíduos permaneceriam inalteradas, pois cada pessoa agiria
segundo as regras impostas pela sua própria consciência.
Para Kant, "Uma ação
realizada por dever não tira seu valor do objetivo a ser alcançado por
ela, mas da máxima segundo a qual é decidida". O indivíduo age
exclusivamente segundo a regra que estabelece, ou seja, "sem levar em
conta nenhum dos objetos da faculdade de desejar" e "fazendo-se
abstração dos fins que podem ser alcançados por tal ação" (Fundamentos...,
I). "Ela não tem a menor necessidade da religião", insiste Kant, nem
de um fim ou objetivo qualquer: "ela se basta a si própria" (A
religião nos limites da simples razão, Prefácio).
Para Rousseau, a
moral é livre ("a obediência à lei prescrita para si mesmo é
liberdade"); para Kant, autônoma (porque o indivíduo está submetido
unicamente à "sua legislação própria e, no entanto, universal").
Questiona se a
moral é realmente universal, mas admite que ela é universalizável.
Em "O Livro
dos Espíritos", de Allan Kardec, anotamos algumas perguntas:
Pergunta 361. De onde vêm para o homem as suas
qualidades morais, boas ou más?
São as do Espírito que está nele encarnado; quanto
mais puro é esse Espírito, mais o homem é propenso ao bem.
Pergunta 363. Os Espíritos têm paixões estranhas à
Humanidade?
Não; se assim fosse, vós também as teríeis.
Pergunta 365. Por que os homens mais inteligentes,
que revelam um Espírito superior neles encarnados, são, às vezes, ao mesmo
tempo, profundamente viciosos?
É que Espírito encarnado não é bastante puro, e o homem cede à influência de outros Espíritos ainda piores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário