De acordo com Henri Sausse, em seu discurso sobre a Biografia de Allan
Kardec, Rivail Denizard fez em Lião os seus primeiros estudos e completou
em seguida a sua bagagem escolar, em Yverdun (Suíça), com o célebre professor
Pestalozzi, de quem cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos,
colaborador inteligente e dedicado.
Allan Kardec, membro de várias sociedades sábias, notadamente da
Academia Real d’Arras, foi premiado, por concurso, em 1831, pela apresentação
da sua notável memória: Qual o sistema de estudo mais em harmonia com
as necessidades da época?
Dentre as suas numerosas obras convém citar, por ordem cronológica:
Plano apresentado para o melhoramento da instrução pública, em 1828;
Curso prático e teórico de aritmética, em 1829;
Gramática francesa clássica, em 1831;
Manual dos exames para obtenção dos diplomas de capacidade, em 1846;
Catecismo gramatical da língua francesa, em 1848;
Ditados normais dos exames na Municipalidade e na Sorbona; Ditados
especiais sobre as dificuldades ortográficas, em 1849.
Foi em 1854 que o Sr. Rivail ouviu pela primeira vez falar nas mesas
girantes, a princípio do Sr. Fortier, magnetizador, com o qual mantinha
relações, em razão dos seus estudos sobre o Magnetismo. O Sr. Fortier lhe disse
um dia: “Eis aqui uma coisa que é bem mais extraordinária: não somente se faz
girar uma mesa, magnetizando-a, mas também se pode fazê-la falar. Interroga-se,
e ela responde.”
— Isso, replicou o Sr. Rivail, é uma outra questão; eu acreditarei
quando vir e quando me tiverem provado que uma mesa tem cérebro para pensar,
nervos para sentir, e que se pode tornar sonâmbula. Até lá, permita-me que não
veja nisso senão uma fábula para provocar o sono.
Allan Kardec teve duas encarnações passadas.
1) Segundo os historiadores, o pseudônimo Allan Kardec decorre do fato
de que, no início do seu trabalho de pesquisa sobre o Espiritismo,
estando Denizard Rivail consciente de que tudo acontecia em relação aos
indivíduos, quando ainda parecia mistério, baseava-se na Reencarnação
(princípio das vidas sucessivas e interdependentes), um Espírito lhe
revelou que, desde remotas existências, já o conhecia, pois o mesmo fora, em
vida física passada no solo francês, um DRUÍDA com o nome de ALLAN KARDEC.
2) Como João Huss, professor da Universidade de Praga, que se distinguiu
nas discussões mais abstratas e no conhecimento de Aristóteles, da Bíblia e dos
Santos Padres. Como tradutor das obras de Wiclef, propagou várias teses
antidogmáticas. Baseando-se nos escritos de Wiclef, negou a necessidade de
confissão auricular, atacou como idolátrico o culto de imagens, da Virgem Maria
e dos Santos e a infalibilidade papal. Com isso, teve a ira do clero contra a
sua pessoa, que após várias admoestações acabou sendo queimado no dia
06/07/1415. Ao seu lado morreu Jerônimo de Praga. (Enciclopédia Luso-Brasileira
de Cultura)
As Obras Básicas, também, cognominadas de Pentateuco
Espírita, compõem-se dos seguintes livros :
O Livro dos Espíritos (1857);
O Livro dos Médiuns - ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores (1861);
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864);
O Céu e o Inferno - ou Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865);
A Gênese - os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868).
Porém, além destes livros, Kardec escreveu também:
O que é o Espiritismo (1859);
O Espiritismo em sua Expressão Mais Simples (1862);
Viagem Espírita (1862);
Obras Póstumas (1.ª edição — 1890);
Revista Espírita, periódico mensal (1.ª edição — 1.º de janeiro de
1858)
A característica fundamental do Espiritismo é a UNIVERSALIDADE dos
seus princípios.
Para que o conteúdo doutrinário não ficasse restrito à autoridade de um
único Espírito ou de um único médium, Kardec submetia toda a manifestação
mediúnica ao crivo da razão. Apoiando-se no método teórico-experimental da
ciências naturais, cruzava as diversas respostas dadas por diversos Espíritos a
diversos médiuns espalhados pelo mundo inteiro. Assim sendo, dizia que "a
única garantia séria do ensinamento dos Espíritos está na concordância que
existe entre as revelações feitas espontaneamente, por intermédio de um grande
número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares".
(Kardec, 1984, p. 11 a 18)
O Espiritismo está penetrando no rádio, na televisão e nos demais meios
de comunicação social. Sendo assim, é imperioso conhecermos alguns fatos da vida
do seu Codificador. Sem esse esforço de nos inteiramos da sua obra, da sua
abnegação, do seu estado de espírito, jamais alcançaremos a plena compreensão
da Doutrina dos Espíritos.
Fonte de Consulta
Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa, Verbo, s.
d. p.
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed.,
São Paulo, IDE, 1984.
KARDEC, A. O Que é o Espiritismo. 23. ed., Rio de
Janeiro, FEB, 1981.
XAVIER, F. C. A Caminho da Luz - História da Civilização à Luz
do Espiritismo, pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro, FEB, 1972.
Nenhum comentário:
Postar um comentário