12 dezembro 2014

Vibração

O pêndulo oscila quando se move de um lado para o outro num movimento repetido de vaivém sobre o mesmo ponto central. Uma vibração é uma oscilação, mas em geral refere-se a uma oscilação rápida em uma distância pequena. Quando tocada, a corda do violão vibra. Pode-se dizer, também, que os átomos vibram no interior de um sólido.

Para várias tradições ocultas e místicas, as vibrações são a “causa” principal dos fenômenos ocultos. Em muitas cosmologias, o som da palavra de Deus criou os diversos mundos. Para a numerologia, "vivemos num universo de vibrações, e cada pessoa que vem a este mundo tem uma vibração peculiar ao individual, distinta dos demais". "A numerologia é simplesmente um estudo ampliado da vibração", e os números de 1 a 9 "formam um ciclo completo de vibração".

Para uma melhor compreensão do termo "vibração" na Doutrina Espírita, convém consultarmos o capítulo XIV - "Os Fluidos", de A Gênese, de Allan Kardec, cujo ponto de partida é o fluido cósmico universal. O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele.

Vibração tem relação com as ondas. Relembremos alguns elementos importantes: 

Período – É o tempo de uma oscilação, medida em segundos.
Frequência – Número de oscilações executadas durante UM segundo. Quanto maior a frequência, mais ALTA é ela; quanto menor, mais BAIXA.
Amplitude – É medida pela distância maior ou menor de subida e descida numa linha média.
Comprimento da onda – É a distância que medeia entre duas oscilações.
Crista – É o ponto máximo de uma oscilação.

No universo tudo vibra e se transforma. O Planeta Terra é uma usina vibratória. Se admitirmos que toda atividade mental é uma vibração, poderemos deduzir que o nosso modo de pensar pode alterar os átomos do nosso corpo físico. No passe, por exemplo, há uma irradiação de energia (vibração, magnetismo) do médium passista para o sujet (aquele que recebe o passe).

Há vibrações mais intensas e vibrações menos intensas. Em se tratando de uma Casa Espírita, devemos nos sintonizar com os mentores espirituais, no sentido de absorver deles os eflúvios mais puros e, consequentemente, repassá-los aos mais necessitados que nós mesmos.

Fonte de Consulta

ARDLEY, Neil. Dicionário Temático de Ciências. Tradução de Sérgio Quadros. São Paulo: Scipione, 1996. 

CAVENDISH, Ricardo (org.). Enciclopédia do Sobrenatural. Tradução de Alda Porto e Marcos Santarrita. Porto Alegre: L&PM, 1993.

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976.


Nenhum comentário: