05 julho 2017

Apometria

Apometria - do grego apo, "além de", e metron, "medida", significa um conjunto de práticas visando tratamento a distância. É uma técnica de desdobramento dos corpos sensoriais, que utiliza a Impulsoterapia (técnica de contagem com impulsos) e a energia mental e universal. Técnica de cura anímico-mediúnica de desdobramento de alguns de nossos corpos: duplo etérico, astral inferior, mental superior, buddico e atmico. 

O pai da apometria é o Dr. José Lacerda de Azevedo que, em 1975, recebeu instruções através do desdobramento astral, e tem por objetivo os tratamentos de doenças físicas e espirituais, aparelhos parasitos, reequilíbrio dos nossos corpos, despolarização dos estímulos de memória, obsessores, goecia, arquepadia e desmanchar bases no umbral.

A apometria assenta-se em algumas leis: desdobramento espiritual, acoplamento físico, ação à distância pelo espírito desdobrado, condução do espírito desdobrado, de paciente encarnado, para os planos mais altos, em hospital do astral, Formação e Dissociação das Personalidades Múltiplas,sucessivas, vividas em outras existências, entre outras. 

A apometria poderia ser arrolada como uma doutrina espiritualista, pois é uma mescla de vários elementos, vindos da teosofia, do esoterismo, da umbanda e do Espiritismo. Usa a cromoterapia, a cristalterapia, os elementais, magia branca, magia negra etc. 

Será que, além das práticas dos passes e dos trabalhos de desobsessão, deveríamos acrescentar as da apometria? Não estaríamos confundindo as práticas espíritas? Observe o seguinte: definir é buscar o gênero próximo e a diferença específica; o gênero próximo do espiritismo é o espiritualismo; diferença específica está assentada nos princípios codificados por Allan Kardec. 

Um exemplo: José Herculano Pires, no livro "Mediunidade", situa os vários conceitos de mediunidade: é uma manifestação dos poderes cerebrais do homem; eclosão dos resíduos animais de percepção sem controle dos órgãos sensoriais específicos; é uma energia ainda desconhecida do córtex cerebral; é o produto do inconsciente excitado; é uma forma ainda não estudada da sugestão hipnótica. Ninguém se lembra da explicação simples e clara de Kardec: é uma faculdade humana

Em vista do exposto, procuremos separar o espiritualismo do Espiritismo, a fim de realçar a ideia espírita, ideia solidificada pela codificação da Doutrina Espírita, a partir de 1857. 





Nenhum comentário: