28 julho 2020

Telecinesia

Telecinesia. De tele, distância, e cinesia, movimento, significa o movimento de objetos sem o emprego de qualquer força mecânica.  Psicocinesia, telecinesia e psi-kappa têm grande semelhança, pois traduzem a força do pensamento, e descrevem a capacidade de uma pessoa movimentar, manipular ou exercer força sobre um sistema físico sem interação física, mas usando apenas a mente. 

O termo "psicocinese" foi criado por Henry Holt (autor estadunidense, em 1914). J. B. Rhine (parapsicólogo) popularizou-o nos anos 30. O termo "telecinesia" foi criado por Alexandre Aksakof (parapsicólogo) em 1890. No Espiritismo, podemos traduzi-la como os fenômenos de efeitos físicos, notadamente levitação e transporte.

Por causa da falta de controle e de repetição dos experimentos, a comunidade científica classifica a telecinesia como pseudociência. Esquecem-se de que os fenômenos mediúnicos não seguem uma ordem dada pelo ente encarnado. Esta é razão pela qual muitos cientistas que foram combater o fenômeno acabaram se rendendo a ele. Eis alguns sábios ilustres que se dedicaram ao seu estudo: William Crookes, Gully, Lodge, Lombroso, Zöellner, Charles Richet, Aksacof, Rochas e muitos outros.

Para ilustrar este assunto, há um tópico interessante no livro O Fenômeno Espírita, de Gabriel Delanne, que se intitula "Medição da Força Psíquica". Essa força, relatada por inúmeros testemunhos, foi alvo de medições. Roberto Hare, na América do Norte, e William Crookes, na Inglaterra, submeteram-na a um exame rigorosamente científico. 

Eis o processo de Hare: "A longa extremidade de uma prancha presa a uma balança de espiral, com um indicador fixo para marcar o peso. A mão do médium foi colocada sobre a outra extremidade da prancha, de modo que, qualquer pressão que houvesse, não pudesse ser exercida para baixo; mas, pelo contrário, produzisse o efeito oposto, isto é, suspendesse a outra extremidade. Com grande surpresa sua, esta extremidade desceu, aumentando assim o peso de algumas libras na balança". 

Efeitos físicos, raps, materialização, ectoplasmia, transporte, levitação etc. são outros tantos assuntos ligados a este tema. Dediquemo-nos ao seu estudo e ampliemos o nosso conhecimento sobre a Doutrina Espírita. 



Nenhum comentário: