17 junho 2021

Padre Damiano e o Heroísmo de Alcione

O Espírito Emmanuel, em Renúnciacopyright 1942, livro psicografado por F. C. Xavier, narra o martírio, o sacrifício e o heroísmo de Alcione, Espírito já iluminado, que se predispõe a reencarnar na Terra com o objetivo de salvar a sua alma gêmea, Carlos. Este romance passa-se na França, Espanha, Irlanda e Américas, século de Luís XIV. Há um entrelaçamento de famílias, em que a mãe de Alcione, Madalena Vilamil, casada com Cirilo, é traída por Susana Duchesne, que tempos depois, torna-se esposa de Cirilo. 

O padre Damiano exerce papel importante no entrelaçamento dos personagens, pois a alma gêmea de Alcione, Carlos, é sobrinho dele. Porém, o padre Damiano não é um padre qualquer, pois mesmo seguindo a ortodoxia da Igreja, nos seus colóquios particulares, principalmente com Alcione e sua mãe, ensina-lhes sobre a pluralidade das existências, as questões das provas e expiações e a missão do Espírito encarnado.  

Alcione é a figura central do romance, Na infância, tem de cuidar da mãe, pois esta, depois de ter contraído a peste e do desaparecimento do marido, está sempre doente. No meio do caminho, aparece Robbie, portador de deficiência física, seu irmão de criação, exigindo-lhe cuidados especiais, inclusive aqueles concernentes à educação. Nesse meio tempo, o padre Carlos lhe é apresentado pelo padre Damiano, que insiste em desposá-la, mesmo que tenha que abandonar a batina.    

Num determinado momento, ao aceitar uma oferta de emprego, como serva, descobre que o proprietário do imóvel é seu pai, Cirilo, que está casado com Susana. Mesmo sabendo que ele é o seu pai desaparecido, mantém segredo sobre o assunto, pois achava que a sua missão era consolar as suas almas, principalmente a da sua esposa que, por egoísmo, praticara um ato abominável, anunciando que Madalena havia desencarnado durante a peste devastadora.  

O padre Carlos, por amor de Alcione, abandonou a batina. Procurando Alcione para propor-lhe casamento, recebe desta um apelo de adiamento, pois Alcione achava que não tinha ainda terminado a sua missão entre os seus familiares, mas tão logo se sentisse livre, iria procurá-lo. Tempos depois, com a morte de sua mãe, do seu pai e de Robbie, sente-se livre e vai em sua busca. Quando o encontra, este já está casado com outra mulher. 

Em vista disso, entra no convento. Em seus trabalhos no convento, entra em atrito com o Santo Ofício. Fica presa em condições insalubres e sua saúde se definha lentamente. Prestes a desencarnar, recebe a visita de Carlos, agora revestido de autoridade do Santo Ofício e responsável pela sua sorte na cárcere. 

 


Nenhum comentário: