28 junho 2021

Dominação Telepática

"Dominação Telepática" é o título do capítulo XIX do livro Nos Domínios da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Candido Xavier. Antes de tratarmos do capítulo em si, observemos que a telepatia é a comunicação direta de uma mente para outra sem quaisquer intermediários

Caso: esposa entra mentalmente em litigio com a amante de seu marido.

Anésia, mãe de três filhas, com sua mãe doente e prestes a desencarnar, defrontava-se com a luta íntima, dramática, de vez que Jovino, o esposo, vivia sob a estranha fascinação de outra mulher. Jovino, por sua vez, deixou-se dominar pelos pensamentos da nova mulher. Em tudo que fosse fazer, era ela sempre ela a senhorear-lhe a mente desprevenida.

Pergunta-se ao assistente Áulus sobre a possibilidade de ele interferir no caso. Ele responde que não é conveniente estabelecer medidas drásticas sem antes auscultar o caso na sua intimidade. Convém, antes, analisar o passado para concluir sobre as raízes da ligação a que nos reportamos. Depois, acrescenta: estará descendo Jovino a impressões do pretérito? não será uma provação que o nosso amigo terá traçado à própria consciência, com finalidade redentora, e à qual não sabe agora como resistir?

Em conversações dentro do lar, Anésia pede para Jovino participar das preces. Disse não concordar com o pedido da esposa, alegando que tratar dos seus negócios era muito mais importante. Anésia insiste e diz que o acha muito ausente. Ele, por sua vez, retruca alegando que precisa de dinheiro e deve cuidar dos negócios em primeiro lugar. 

Em vista do exposto, Anésia se vê envolta em reclamações silenciosas. Na análise da situação, os mentores observam: "vimos de novo a mesma figura de mulher que surgira à frente de Jovino, aparecendo e reaparecendo ao redor da esposa triste, como que a fustigar-lhe o coração com invisíveis estiletes de angústia, porque Anésia acusava agora indefinível mal-estar"

As consequências dos pensamentos de revide não muito salutares. "À medida, porém, que Anésia monologava intimamente em termos de revide, a imagem projetada de longe abeirava-se dela com maior intensidade, como que a corporificar-se no ambiente para infundir-lhe mais amplo mal-estar" Este conflito se repetiu por várias semanas. Teonília, auxiliar do mundo espiritual, temia pela saúde de Anésia. Nesse sentido, Áulus deu-se pressa em aplicar-lhe recursos magnéticos de alívio e, desde então, as manifestações estranhas diminuíram até completa cessação.

Depois do refazimento de Anésia, o assistente explica: "Jovino permanece atualmente sob imperiosa dominação telepática, a que se rendeu facilmente, e, considerando-se que marido e mulher respiram em regime de influência mútua, a atuação que o nosso amigo vem sofrendo envolve Anésia, atingindo-a de modo lastimável, porquanto a pobrezinha não tem sabido imunizar-se com os benefícios do perdão incondicional". Este fenômeno é muito comum. É a influenciação de almas encarnadas entre si que, às vezes, alcança o clima de perigosa obsessão. Por trás deste fenômeno está o problema da sintonia entre almas. 

A melhor maneira de solucionar a questão da antipatia contra nós é recusar-lhe o combustível, como se faz na prevenção do fogo. Por isso, o vigiar e orar e a reiteração da fé em Deus e nos protetores do espaço. 



Nenhum comentário: