12 junho 2023

Gênese Mosaica

Os seis dias da criação podem ser retratados da seguinte forma: no primeiro dia, Deus criou o céu e a terra; no segundo dia, a separação das águas que estão sob o firmamento das que estão embaixo; no terceiro dia, as águas que estão sob o firmamento se ajuntam; o elemento árido aparece; a terra e os mares; as plantas; no quarto dia, o Sol, a Lua e as estrelas; no quinto dia, os peixes e os pássaros; no sexto dia, os animais terrestres. O homem.

A ciência entende os seis dias como se fossem seis períodos, ou seja, o primeiro dia corresponderia ao período astronômico, o segundo dia, ao período primário; o terceiro dia, ao período de transição; o quarto dia, ao período secundário; o quinto dia, ao período terciário [dilúvio]; o sexto dia, ao período quaternário [pós-diluviano].

Na comparação entre ciência e Bíblia, Allan Kardec diz que os períodos geológicos não correspondem rigorosamente aos dias da criação. Em se tratando da sucessão dos seres orgânicos, é bem próxima, principalmente quando coloca o homem em último lugar. Igualmente há coincidência, não com a ordem numérica dos períodos, mas com o fato, na passagem onde se diz que, no terceiro dia, "as águas que estão sob o céu se juntaram num só lugar, e o elemento árido apareceu".

Allan Kardec analisa, também, neste capítulo, os erros cometidos por Moisés. Diz que para compreender certas partes do Gênese, necessariamente será preciso colocar-se no ponto de vista das ideias cosmogônicas do tempo da qual é o reflexo. Um dos pontos principais é se a luz surgiu antes do Sol. Explica-nos que o Sol não é o princípio da luz universal. O Sol é a causa da luz que espalha, porém é o efeito em relação à que recebeu.

Sobre a afirmação de que Deus formou o homem com o limo da Terra, Moisés tem razão, pois o corpo do homem é composto de elementos hauridos na matéria inorgânica, o que de outro modo se diz, do limo da terra.

Sobre a afirmação de a mulher ser formada da costela de Adão, Allan Kardec complementa que essa alegoria pueril tem um sentido profundo, ou seja, mostrar que o homem e a mulher são da mesma natureza, iguais perante Deus, e não uma criatura à parte, feita para ser usada como escrava e tratada como se fosse uma pária.

Perda do paraíso. Adão não é um homem, mas a personificação da humanidade. Esta passagem diz respeito à progressão dos mundos. Logo que um mundo tem chegado a um de seus períodos de transformação, a fim de ascender na hierarquia dos mundos, operam-se mutações na sua população encarnada e desencarnada. É quando se dão as grandes emigrações e imigrações.

Fonte de Consulta

KARDEC, A. A Gênese (Capítulo XII — "Gênese Mosaica — Os seis dias... Perda do paraíso")

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/g%C3%AAnese-mosaica


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