06 junho 2023

São Francisco de Assis

“Como pode haver tanta injustiça, tanto luxo, ao lado de tanta pobreza?”.

Seu lema: Não queria seguidores, somente viver sua vida austera e evangelizar.

São Francisco de Assis (1182-1226), religioso italiano e fundador da Ordem dos Franciscanos, filho de um rico comerciante, que fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte. É um santo venerado pela Igreja Católica como o padroeiro dos animais e do meio ambiente.

A sua conversão se deu da seguinte forma:

Quando em 1206, orava na Capela, ouviu de Deus as seguintes palavras: "Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa!". Imaginando tratar-se de reconstruir a Capela, voltou para casa, vendeu boa parte dos tecidos do pai e entregou-se ao serviço de Deus e dos miseráveis.

Depois de algum tempo, refez esta compreensão inicial. Como vivia na opulência, deveria restaurar a igreja como instituição. A partir daí, fez votos de pobreza e começou a pregar a doutrina de Cristo.

Em suas pregações, extraia palavras das Escrituras Sagradas, empolgando a plateia que o assistia.

Importa salientar que Francisco de Assis, conhecido por sua vida de simplicidade e pobreza, dedicada à busca da paz e ao serviço aos outros, no sentido de viver em comunhão com a natureza e os pobres, foi um exemplo vivo da prática do evangelho de Jesus Cristo.

Deixou-nos esta prece, conhecida como a prece de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

Fonte de Consulta

https://www.ebiografia.com/sao_francisco_de_assis/



 

Nenhum comentário: