07 julho 2021

Parábola do Juiz Iníquo

“Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar, dizendo: Havia em certa cidade um juiz, que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Havia também naquela mesma cidade uma viúva que vinha constantemente ter com ele, dizendo: Defende-me do meu adversário. Ele por algum tempo não a queria atender; mas depois disse consigo: se bem que eu não tema: a Deus, nem respeite os homens, todavia como esta viúva me incomoda, julgarei a sua causa, para que ela não continue a molestar-me com as suas visitas. Ouvi, acrescentou o Senhor, o que disse este juiz injusto; e não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora seja demorado a defendê-los? Digo-vos que bem depressa lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na Terra?” (Lucas, XVIII, 1-8.)

Tese: uma viúva reclamava constantemente a um juiz, que não queria atendê-la. De tanto insistir, ele resolveu julgar o caso para se livrar dela. 

Iniquidade é a falta de equidade, é a justiça revoltante. Iníquo é o homem perverso, criminoso, seja ele quem for. 

As pessoas não deveriam ser distinguidas pelo dinheiro, nem pelos títulos, mas pelo seu caráter. Nesse caso, o caráter do iníquo é pervertido. Observe o que aconteceu nesta parábola: para não ser importunado, o juiz resolveu o problema, não para servir, mas para ficar livre do incômodo apresentado pela viúva..

A iniquidade encontra-se na demora do despacho na petição da viúva. Foi o que sucedeu com o juiz iníquo ante a insistência da viúva. Se este, fosse equitativo, justo, reto, de bom caráter, cumpridor de seus deveres, a viúva teria recebido deferimento do seu pedido com muito maior antecedência.

A justiça tarda, mas não falha. Se a justiça, embora demorada, se faz na Terra até contra a vontade dos juízes, como não há de ser ela feita pelo Supremo e Justo Juiz do Céu? A deficiência, portanto, não é de Deus, mas dos homens, que ainda são vazios de caridade. 

A iniquidade lavra como um incêndio devorador, aniquilando as consciências e maculando os corações.

Extraído de: Schutel, Cairbar. Parábolas e Ensinos de Jesus 

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/par%C3%A1bola-do-juiz-in%C3%ADquo



Nenhum comentário: