14 janeiro 2019

Preparo do Trabalhador Espírita

"Quando o trabalhador está pronto, o serviço aparece." (Espírito André Luiz)

O trabalhador espírita se encaixa em muitas situações e pode ser analisado sob diversos ângulos: instrutor, pesquisador, escritor, romancista etc. Geralmente, esta denominação presta-se mais ao trabalhador dentro de uma Casa Espírita, especificamente àquele que colabora nas sessões de passe, doando seus fluidos ou servindo de intermediário aos Espíritos, para o diálogo de entendimento e libertação.

A formação de um trabalhador espírita é obra de longo prazo, pois há muitos detalhes a serem lembrados. No Centro Espírita Ismael, que segue as linhas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, a duração é de quatro anos, tempo este referente aos quatro anos do Curso de Educação Mediúnica. No Curso de Educação Mediúnica, há discussão sobre os aspectos teóricos e práticos da mediunidade. Além do aspecto técnico, há o estudo e reformulação dos hábitos e automatismos.

O preparo do trabalhador espírita deve começar logo pela manhã. Ao despertar,  cultivar atitude mental positiva. Evitar deliberadamente rusgas e discussões, sustentando paciência e serenidade, acima de quaisquer transtornos que sobrevenham durante o dia. Na alimentação, nada de se empanturrar. Lembre-se de que quando o estômago está cheio, o cérebro fica inábil, pois a digestão consome grande parcela de energia, impedindo a função mais clara do pensamento.

O Espírito André Luiz, no livro Desobsessão, dá-nos mais orientações sobre o procedimento do trabalhador espírita:

  • Antes das reuniõesApós o trabalho, seja de que espécie for, faça o horário possível de refazimento do corpo e da alma. Repouso externo e interno. Relaxe, com ideações edificantes. Abstenção de pensamentos impróprios. Aspirações para cima.
  • Chuva e visitas inesperadas. O tarefeiro não se prenderá a problemas da chuva. Em se tratando das visitas, esclarecer o assunto delicadamente, empregando franqueza e humildade.
  • Impedimentos naturais. Surgindo uma viagem, moléstia grave, é importante que o companheiro ou a companheira se comunique, rápido, com os responsáveis pela sessão, atentos a que se deve assegurar a harmonia do esforço de equipe tanto quanto possível.
  • Trabalho de efeitos físicos. Em se tratando da preparação do médium, este é submetido a operações magnéticas destinadas a socorrer-lhe o organismo nos processos de nutrição, circulação, metabolismo e ações protoplásmicas, a fim de que seu equilíbrio fisiológico seja mantido acima de qualquer surpresa menos agradável.
  • Pontualidade. A hora de início das tarefas (15 minutos antes da hora marcada) precisa mostrar-se austera, entendendo-se que o instante do encerramento é variável na pauta das circunstâncias.

Nenhum comentário: