01 dezembro 2021

Iluminação

“O que crê, apenas admite; mas o que se ilumina vibra e sente”.

A necessidade imediata do Espiritismo não é a de multiplicar prosélitos, mas a de buscar incessantemente o conhecimento e aplicação legítima do Evangelho. O trabalho de cada um na iluminação de si mesmo deve ser permanente e metodizado. “A palavra dos guias e mentores do Além ensina, mas não pode constituir elementos definitivos de redenção, cuja obra exige de cada um sacrifício e renúncias santificantes, no laborioso aprendizado da vida”.

A base da iluminação encontra-se nas  teses e conclusões espíritas em seu tríplice aspecto de filosofia, ciência e religião. Contudo, para a iluminação do íntimo, só o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar. "Aliás, o Espiritismo em seus valores cristãos não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo".

Observações:

No além da vida, o Espírito prossegue nos seus labores de iluminação. A reencarnação no mundo tem por objetivo principal a consecução desse esforço.

O trabalho de nossa iluminação deve ser iniciado pelo autodomínio, procurando a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores.

A maior necessidade da criatura humana ainda é a do conhecimento de si mesma.

Em se tratando de iluminação espiritual, não existe fonte alguma além da exemplificação de Jesus, no seu Evangelho de Verdade e Vida.

Questões 218 a 238 do livro "O Consolador", pelo Espírito Emmanuel

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/ilumina%C3%A7%C3%A3o

Frases a respeito da iluminação

Iluminação espiritual do nosso íntimo.

Iluminação interior do homem do coração e da consciência.

Iluminação dos espíritos encarnados.

Cristianização das consciências.

Iluminação das suas energias interiores.





Nenhum comentário: