01 dezembro 2021

Amélie-Gabrielle Boudet

Amélie-Gabrielle Boudet, professora de Letras e Belas Artes, nasceu em 23 de novembro de 1795, Thiais, França. Faleceu em 21 de janeiro de 1883, Paris, França. Casou-se com Allan Kardec em 1832. Era 9 anos mais velha que ele. Escreveu as seguintes obras: Contos Primaveris (1825); Noções de Desenho (1826), e O Essencial em Belas Artes (1828).

Depois de casada, ajudava o marido preparando os cursos gratuitos que haviam organizado na própria residência. Além de conselheira, ela foi a inspiradora de vários projetos que o marido pôs em execução.

Secretária de Allan Kardec. Depois dos primeiros contatos de Allan Kardec com o Espiritismo, em 1854, Amélie acompanhou o esposo, tornando-se sua verdadeira secretária, secundando-o, estimulando-o e incentivando-o no cumprimento de sua missão.

A importância de seu trabalho como secretária. Não fosse a ajuda da esposa, o enorme número de correspondências, vindas da França e de vários outros países, iria roubar tempo de Kardec, o qual deveria ser usado para o preparo dos livros da Codificação e de sua revista.

Sempre que suas forças lhe permitiam, acompanhou Allan Kardec em muitas de suas viagens, cujas despesas, cumpre informar, corriam por conta do próprio casal.

Como atuou depois da morte de Allan Kardec? Esforçando-se por concretizar os planos expostos por Allan Kardec, fundou a “Sociedade Anônima do Espiritismo”, destinada à vulgarização do Espiritismo por todos os meios permitidos pelas leis. Mais tarde, na assembleia geral de 18 de outubro de 1873, foi mudado para: “Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”.




Nenhum comentário: