01 dezembro 2021

Preocupação com a Morte

A preocupação com a morte é uma consequência do instinto de conservação comum a todos os seres vivos. Serve como um contrapeso ao arrastamento que poderia levar o ser humano a deixar prematuramente esta existência. Isso acontece enquanto o homem não for bem esclarecido a respeito da vida futura.

À medida que vai tendo uma melhor compreensão da vida futura, a preocupação com a morte vai diminuindo, o que permite ao ser humano cumprir com mais empenho a sua missão na Terra. O conhecimento da verdade vai nos libertando da ignorância relativa em que nos encontramos.

Há necessidade de se pensar no verdadeiro sentido da vida. Se só nos preocupamos com as coisas materiais, o real para nós é a matéria e os gozos daí advindos. Contudo, o verdadeiramente real está além da matéria. Os que assim pensam, vão se inflamando com uma nova vida, a vida dos espíritos, livre do espírito de sistema.

A incredulidade de alguns pode ser consequência dos seus costumes e das ideias adquiridas na infância. Quando se tem uma vaga ideia da vida futura, a vida futura para eles é uma probabilidade e não uma certeza. Nesse caso, preferem ocupar-se do presente.

A influência dos dogmas religiosos. Algumas religiões mostram as contorções dos danados que expiam nas torturas e nas chamas sem fim os seus erros passageiros. A ideia do inferno não satisfaz às aspirações nem à ideia instintiva de progresso que é a única compatível com a felicidade absoluta. A morte é cercada de cerimônias lúgubres que servem mais para aterrorizar do que para despertar a esperança. Sempre se representa a morte sob um aspecto repulsivo e jamais como um sono de transição.

Por que os espíritas não se preocupam com a morte? Porque a Doutrina Espírita muda completamente a maneira de ver o futuro. A vida futura não é mais uma hipótese, mas uma realidade. Assim, para os espíritas a alma não é mais uma abstração. Ela possui um corpo etéreo que a torna um ser definido, que podemos conceber pelo pensamento.

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/preocupa%C3%A7%C3%A3o-com-a-morte


Nenhum comentário: