04 junho 2022

Apóstolos, Os

"O grande desinteresse dos Apóstolos é a nota saliente dos Evangelhos."

“Os Apóstolos” é o título da lição exposta na Segunda Parte (Ensinos de Jesus) do Livro Parábolas e Ensinos de Jesus, de Cairbar Schutel. 

A fonte desse estudo encontra-se em: Mateus IV, 18-22, Mateus, X 1-4 e Lucas VI, 12-19.

Inicia este capítulo, enfatizando que a missão religiosa está fundamentada: 1) nos Apóstolos; 2) nos Profetas. Depois, diz que João Batista é o Maior Profeta, Jesus Cristo, o Maior Enviado, que constitui os Apóstolos, os quais dão cumprimento à Palavra do Cristo.

Missão de João Batista: Anunciar a vinda do Redentor.

Tarefa dos Apóstolos: Auxiliar o Cristo na sua divina missão.

Importância de Pedro: O Apóstolo Pedro, o mais amado dos discípulos de Jesus, era o orador oficial da turma. O que se nota em Pedro vê-se mais ou menos, mutatis mutandis, em todos eles; homens simples, rústicos, saídos da plebe, filhos do povo.

Extraindo notas apenas dos Evangelhos, vemos que Pedro nasceu em Betsaida, Galileia, e que era filho de um certo Jonas, acrescentando que o seu nome legítimo era Simão. Pedro vivia com sua mulher e sua sogra em Cafarnaum, na margem do Lago Genesaré, onde exercia a profissão de pescador, estendendo a sua ação de pesca no Mar da Galileia.

Resumindo: a Missão Apostólica é de conversão e de regeneração sob os ditames básicos do Amor, síntese da Doutrina do Cristo.



Nenhum comentário: