01 junho 2022

Cinco Alternativas da Humanidade, As

As cinco alternativas da humanidade são: MATERIALISMO, PANTEÍSMO, DEÍSMO, DOGMATISMO E ESPIRITISMO.

Este capítulo, do livro Obras Póstumas de Allan Kardec, começa com a seguinte questão: Viveremos ou não depois da morte? E a resposta foi a de que interrogando o íntimo de cada ser humano, todos responderão: "viveremos". Mas, se a maioria crê, por que o materialismo se expandiu? Pelo temor da responsabilidade do futuro, muitos acham mais cômodo gozar do presente.

A Doutrina Materialista nos afirma que a inteligência é uma propriedade da matéria, que nasce e morre com o organismo. Daí, sendo apenas matéria, todos os gozos são factíveis, inclusive o suicídio. Além disso, o apego à matéria proporcionou o desenvolvimento da incredulidade na maior parte dos homens. Isso nos leva ao extremismo, um fenômeno psicológico determinado pelo imediatismo, pelo desejo de solução imediata dos problemas.

A Doutrina Panteísta nos afirma que o princípio inteligente, independente da matéria, está espalhado por todo o universo, mas individualiza-se em cada ser durante a vida, e volta, pela morte, à massa comum. Sem individualidade e sem consciência de si mesmo, o ser é como se não existisse. As consequências morais desta doutrina são exatamente as mesmas do materialismo.

A Doutrina Deísta está dividida em duas ordens: os deístas independentes e os deístas providenciais. Os deístas independentes creem em Deus e admitem todos os seus atributos como criador, mas acham que as leis, depois de estabelecidas devem funcionar por si sós, sem que o seu autor cuide delas. O deísta providencial, por outro lado, crê não somente na existência e no poder criador de Deus, como também em sua intervenção incessante na criação.

A Doutrina Dogmática nos afirma que a alma, independente da matéria, é criada para cada ser, mas sobrevive à morte e conserva a sua individualidade depois dela. O seu destino já está fixado. Deixa, por conseguinte, uma série de problemas sem solução, entre os quais: De onde vêm as disposições inatas? Qual o destino dos que morrem na infância? Qual o destino dos loucos e idiotas?

A Doutrina Espírita nos afirma que o princípio inteligente é independente da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida é o mesmo para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples e ignorantes e estão submetidas à lei do progresso indefinido. As almas evoluem em virtude do seu livre-arbítrio e na medida do seu trabalho e boa vontade. Para isso, há necessidade de várias encarnações.


Nenhum comentário: