02 junho 2022

Bezerra de Menezes

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1900) foi médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita. Conheceu as primeiras letras em 1838, passando depois por vários lugares até a sua vinda para o Rio de Janeiro, quando tinha 20 anos. Doutorou-se em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Deixou-nos diversas obras publicadas: antes da conversão ao Espiritismo; depois da conversão. Exemplo: A Loucura sob Novo Prisma.

Casou-se com a Sra. Maria Cândida de Lacerda em 6 de novembro de 1858, que desencarnou no início de 1863, deixando-lhe um casal de filhos. Em 21 de janeiro de 1865, casou-se, em segunda núpcia, com Dona Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã materna de sua primeira esposa, com quem teve sete filhos.

Já em franca atividade médica, Bezerra de Menezes demonstrava o grande coração para com os menos favorecidos da fortuna, dedicando-lhes o carinho e o alto valor profissional. Por isso, a alcunha de "O Médico dos Pobres". Este fato mostra que mesmo antes de se tornar espírita, já era um verdadeiro cristão.

Digno de nota foi o seu contato com a Doutrina Espírita. Conta-se que recebe de Joaquim Travassos, seu amigo, um exemplar de O Livro dos Espíritos, e como cristão que era, não lhe fica difícil exclamar que era um "espírita de nascença", ou um "espírita inconsciente", pois tudo o que ali estava relatado lhe parecia familiar.

Há vários exemplos de vida de Bezerra de Menezes. Eis alguns deles: 1) convocado à política, renuncia o soldo militar; 2) como médico atendia a qualquer hora; 3) para quitar o aluguel da pensão em que morava, aceita o pagamento antecipado de uma aula de matemática (que detestava), e o aluno nunca apareceu.

A missão de Bezerra de Menezes foi a de aglutinar os grupos díspares em torno da causa espírita. Naquela época havia muitas divergências com relação ao termo Espiritismo: uns eram defensores do Espiritismo Puro, equidistante de "científicos" e "místicos".

No Mundo Espiritual, auxilia a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. No livro Voltei, ele é um guia para os recém-desencarnados.



Nenhum comentário: