29 maio 2021

Minuto Decisivo

O Espírito Emmanuel em "Há 2000 Anos... Episódios da História do Cristianismo no Século I", narra a passagem de sua vida como senador Públio Lentulus. No início do romance, em conversa com seu amigo Flamínio Severus, comenta o sonho com Públio Lentulus Sura, seu bisavó paterno, recheado de presságios negativos.   

Mais para a frente, cita o episódio em que manda prender Saul de Gioiras, filho de André de Gioras, mesmo com a rogativa deste para perdoá-lo. Posteriormente, Saul torna-se escravo e, mais tarde, é comprado pelo seu melhor amigo: Flamínio Severus.  

Públio Lentulus e Lívia, sua esposa, tiveram dois filhos: Flávia e Marcus. A filha Flávia sempre andava muito doente, por isso a partida para Jerusalém, acreditando que os novos ares favoreciam sua recuperação. Em Jerusalém, ouvem falar de Jesus, com fama de curar muita gente. Certo dia, Públio vai até Jesus somente para verificar a veracidade de tais afirmações. Num encontro com Mestre, recebe o seguinte aviso: pensa bem nesse minuto, pois ele poderá te trazer paz ou agonia.  

Como não quis seguir o aviso, sua vida foi marcada por sofrimentos atrozes como calúnias e difamações. Uma dessas calúnias - que Lívia o havia traído - fê-lo romper as relações com a esposa. Mas, mesmo assim, continuaram no mesmo teto. Lívia acaba tendo contato apenas com uma de suas escravas, chamada Ana, que ia às reuniões dos adeptos do Cristo. Numa dessas reuniões, Lívia é presa e jogada aos leões do circo.  

André Gioras, possuído pelo ódio, rapta o filho de Públio Lentulus, tratando-o como se fosse escravo, tal como Públio havia feito com o seu filho Saul. Passados longos anos, André Gioras prende Públio Lentulus e manda o filho de Lentulus cegar o seu próprio pai.  

Depois de conversar com André Gioras, que estava preso e deveria ser morto, soube de toda a história. É aí que vai reviver os seus sonhos e o que Jesus lhe disse do minuto decisivo e redentor. Se tivesse escolhido a cruz do Cristo, as suas penas poderiam ter sido abrandadas, mesmo porque numa encarnação passada fora  Públio Lentulus Sura e cegara muitas pessoas.   

Nesse livro há um grande entrelaçamento de almas, que já tinham vivido no passado e estavam ali para corrigir muitos erros, mas não escutaram nem a voz do feiticeiro, nem da própria consciência. Nesse romance, vemos como os princípios da Doutrina Espírita lançam luz sobre os grandes problemas que assolam a humanidade, tais como, ódio, vingança, dor, sofrimento, causa e efeito, vidas sucessivas, entre outros.  

 



Nenhum comentário: