06 abril 2021

Desigualdade Social

Nas questões 54 a 68 de "O Consolador", o Espírito Emmanuel esclarece-nos sobre a desigualdade social e critica as errôneas pretensões na luta pela igualdade.

desigualdade social assenta-se na reencarnação, em que cada Espírito está inserido na posição de resgate e regeneração. A pobreza, a miséria, a guerra e a ignorância são enfermidades do organismo social, devido à situação de prova. Cessada a causa, a moléstia coletiva estará eliminada dos ambientes humanos.

concepção igualitária absoluta é um erro grave dos sociólogos. A tirania política poderá tentar uma imposição nesse sentido, mas não obterá êxito, pois o valor do ser humano está no seu íntimo, onde cada espírito é resultado do próprio esforço de evolução. Há, contudo, uma igualdade absoluta de direitos dos homens perante Deus, que concede a seus filhos as oportunidades perante o tempo, segundo o cumprimento do sagrado dever do trabalho e do esforço individual.

As questões proletárias terão uma solução definitiva quando os homens aceitarem e aplicarem os princípios sagrados do Evangelho. Os regulamentos apaixonados, as greves, os decretos unilaterais, as ideologias revolucionárias, são cataplasmas inexpressivas, complicando a chaga da coletividade. Todos os absurdos das teorias sociais decorrem da ignorância dos homens relativamente à necessidade de sua cristianização. Todos somos proletários da evolução. Que os trabalhadores da direção saibam amar, e que os da realização nunca odeiem

No quadro atual do desenvolvimento espiritual dos seres humanos ainda precisamos do exército e das forças policiais. Tão logo haja a cristianização do ser humano, cada um será o seu próprio juiz, procurando ajudar o próximo e não pegando do outro o que ao outro lhe pertence. 

"O Espiritismo é o grande iniciador da Sociologia, por significar o Evangelho redivivo que as religiões literalistas tentam inumar nos interesses econômicos e na convenção exterior de seus prosélitos. Restaurando os ensinos de Jesus para o homem e esclarecendo que os valores legítimos da criatura são os que procedem da consciência e do coração, a doutrina consoladora dos Espíritos reafirma a verdade de que a cada homem será dado de acordo com seus méritos, no esforço individual, dentro da aplicação da lei do trabalho e do bem".

 


Nenhum comentário: