23 janeiro 2022

Partida de Ente Querido

De acordo com Allan Kardec, no capítulo XXVIII – “Coletâneas de Preces Espíritas”, item IV – “Preces pelos Espíritos” para logo após a morte, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, as preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra têm por fim, não apenas proporcionar-lhes uma prova de simpatia, mas também ajudá-los a se libertarem das ligações terrenas, abreviando a perturbação que segue sempre à separação do corpo, e tornando mais calmo o seu despertar.

Que o nosso ente querido (pai, mãe, filho, irmão...) seja bem recebido pelos Espíritos protetores. Que tudo o que fez seja levado em conta. Que tenha a lembrança de nossa presença e que possamos ter condições de suportar a separação de forma natural, pois o ocorrido não volta mais.

Independente do modo como desencarnou, pois o acaso não consta das leis divinas, não nos cabe julgar se deveria ter ficado mais tempo entre nós. Se houve um chamamento é porque a missão daquele Espírito tenha se encerrado momentaneamente neste orbe.

Como há um tempo de adaptação ao mundo espiritual, o verdadeiro mundo, o Espírito pode sofrer alguma perturbação e passá-la para os que ainda estão nas provas da matéria. Por isso, a necessidade de orarmos, de coração, para que ele sinta as nossas emoções, a nossa sinceridade e nosso carinho, e com isso, tenha mais fortaleza e mais ânimo em seu novo mundo.

Consolo: no mundo dos Espíritos, a pessoa já não sente mais as dores físicas que o atormentaram durante a estada na matéria. 

Aos que ficaram: enfrentar os sobressaltos da separação. Fugir deles apenas adia o equilíbrio que virá naturalmente.  

Valor da prece: as dificuldades da separação fazem-nos voltar para dentro de nós mesmos e, aí, no âmago do coração, acabamos nos conscientizando da importância da prece sincera, no sentido de aliviar o amargor interior. 

Aproveitando a oportunidade: peçamos perdão pelos nossos atos infelizes com relação ao ente que se foi. Ampliemos esse leque para outros familiares, já desencarnados, desde que se aloje em nosso íntimo algum incômodo que não foi resolvido quando eles ainda estavam no campo da matéria.  

Se a agonia persistir, lembremo-nos de algumas frases evangélicas, principalmente esta: "Não temas, crê". 

Ainda: suponha que a pessoa que desencarnou tinha idade avançada; nesse caso, estivesse sempre precisando da atenção constante de um familiar. Com a partida do Espírito, o familiar em questão terá mais liberdade e mais tempo livre para o cumprimento de seus deveres junto à sociedade, e sendo um trabalhador espírita, poderá participar mais ativamente dos trabalhos da Casa Espírita.  

Nenhum comentário: