05 março 2022

Guerra e os Espíritos do Espaço, A

A guerra, presentemente, a que está ocorrendo entre Rússia e Ucrânia está comovendo o mundo e impondo calafrios na população. Nem bem acabou os horrores do "coronavírus", já arranjaram outro motivo para impor medo aos cidadãos.

Na pergunta 742 — Qual a causa que leva o homem à guerra? de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, há a seguinte resposta: — Predominância da natureza animal sobre a espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos só conhecem o direito do mais forte, e é por isso que a guerra, para eles, é um estado normal. À medida que o homem progride ela se torna menos frequente, porque ele evita as suas causas, e quando ela se faz necessária ele sabe adicionar-lhe humanidade.

Para os benfeitores do espaço, responsáveis pela condução evangélica dos seres encarnados, há um clima de tristeza e perplexidade ante a ignorância de boa parte da população quanto aos ensinamentos que mestre Jesus nos trouxe que é o amar o seu próximo como a si mesmo. A preocupação é tão grande que eles já estão agilizando a preparação novos colaboradores, no sentido de serem as pedras angulares do Evangelho.  

A construção de um novo mundo está no Espírito e não na matéria. Mesmo com toda essa enxurrada de notícias alarmantes, com divulgação de cenas de tanques de guerra invadindo o país vizinho, há uma certeza: morre o corpo, mas o espírito vivifica cada vez mais. Por isso, a surpresa de quem comete o suicídio. Pensa que morreu, mas continua vivo.

Vamos dar graças aos bons Espíritos que nos deram a oportunidade de conhecer os princípios doutrinários do Espiritismo e, com isso, formar uma ideia mais justa e verdadeira da responsabilidade de cada um de nós com relação aos pensamentos, palavras e atos.

Nenhum comentário: