06 julho 2021

Alienados Mentais

"Alienados Mentais" é o título do capítulo 16 do livro No Mundo Maior, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Excetuados os casos puramente orgânicos, o louco é alguém que procurou forçar a libertação do aprendizado terrestre, por indisciplina ou ignorância. 

Logo no início deste capítulo, o assistente Calderaro convida o Espírito André Luiz para uma visita rápida ao instituto consagrado ao recolhimento de alienados mentais, na Esfera da Crosta. O intuito é que o Espírito André Luiz possa melhor compreender a tragédia dos desencarnados, em pleno desequilíbrio das sensações. Há diversos casos registrados neste domínio tendo como pano de fundo o gênero de suicídio habilmente dissimulado, a auto-eliminação da harmonia mental, pela inconformação da alma nos quadros de luta que a existência humana apresenta. 

Uma ex-marquesa não tolerava a intromissão de médicos inconscientes. Dizia: "Creio estar presa por motivos secretos de família, que averiguarei na primeira oportunidade. Tenho poderosos inimigos na Corte; contudo, as minhas amizades são mais prestigiosas e fiéis". Explicação de Calderaro. Essa irmã já possuía títulos de nobreza em encarnações passadas. Reencarnou para reparar as faltas, mas não teve forças suficientes para suportar a correção, entregando, preferindo vivenciar as imagens da vaidosa marquesa que fora. 

Ilustrações do assistente Calderaro sobre os casos do hospício. São irmãos nossos, revoltados ante os desígnios superiores que os conduziram a recapitular ensinamentos difíceis, qual o de se reaproximarem de velhos inimigos por intermédio de laços consanguíneos ou o de enfrentarem obstáculos aparentemente insuperáveis. Acrescenta: Noventa em cem dos casos de loucura começam nas consequências das faltas graves que praticamos, com impaciência ou com a tristeza.

Sobre um caso obsessivo. O infeliz vem sendo objeto de práticas hipnóticas de implacáveis perseguidores; acha-se exposto a emissões contínuas de forças que o deprimem e enlouquecem. Trata-se de um homem que em encarnações anteriores abusou do magnetismo pessoal. As várias mulheres que lhe sofreram a ação corrosiva assestaram contra ele incessantes explosões de ódio doentio e corruptor. Delinquir é fácil; o retorno à estrada reta, muito complicado. 

Num hospício humano, aprendemos algo dos desequilíbrios que afetam a mente desviada das Leis Universais. 


 

Nenhum comentário: