05 julho 2022

Epístola de Paulo ao I Coríntios

I Cor. 1 a 31. Paulo refere-se às dissensões na Igreja de Corinto, afirmando, primeiramente, que sua missão é evangelizar não por palavras brilhantes, mas... de acordo com o Mestre, exemplificando o trabalho e o amor que iluminam a vida.

I Cor. 2: 1 a 16. Paulo não se propôs a externar grandes conhecimentos, no sentido comum, mas demonstrar a renovação interior e o poder que ela acarreta para a vida.

I Cor. 3: 1 a 23. Paulo não podia dirigir-se aos outros na expressão de que era capaz. Tinha que dosar a sua palavra à altura da compreensão, de que os ouvintes eram capazes.

I Cor. 4: 1 a 21. Paulo negava a autoridade dos homens. Os pregadores, os apóstolos, são tão somente intermediários dos mistérios de Deus.

I Cor. 5: 1 a 13. Paulo refere-se à imoralidade praticada pelos seguidores do Evangelho, inadmissível, uma vez que estes já têm orientação.

I Cor. 6: 1 a 20. De 1 a 11, o esclarecimento diz respeito às contendas, em geral sustentadas pelo ódio, o desrespeito, a agressividade. De 12 a 20, refere-se às necessidades do corpo e da alma, sem dúvida, ambas existentes para a sublimação do espírito.

I Cor. 7: 1 a 40. Trata do sexo, casamento, divórcio, prostituição e celibato.

I Cor. 8: 1 a 13. Trata da idolatria, ainda existente, hoje, nos rituais e nos cultos dos vários credos.

I Cor. 9: 1 a 27. Para Paulo, o verdadeiro apostolado, a pregação do Evangelho, não pode ser caracterizada à guisa de profissão.

I Cor. 10: 1 a 33. Trata, ainda, da pregação contra a idolatria.

I Cor. 11: 1 a 34. De 1 a 16, as referências apoiam-se no mito de Eva criada de uma costela de Adão, terminando na valorização de exterioridades, uma incongruência com a doutrina de Paulo. De 17 a 34, simbolismo relativo ao pão e ao vinho da última ceia, identificados com o corpo e o sangue de Jesus.

I Cor. 12: 1 a 31. Paulo trata da diversidade de dons, de tendências, de talentos, de vocações, de aptidões, de inclinações.

I Cor. 13: 1 a 13. Paulo trata da suprema caridade. 

I Cor. 14: 1 a 40. Paulo prega o exercício da caridade, a aquisição de dons espirituais, principalmente o de profetizar, no sentido de que nos tornemos fiéis do Mundo Maior. 

I Cor. 15: 1 a 58. O Evangelho, norteador de conduta, não se resume às realizações exteriores. É um sistema educativo concernente ao próprio indivíduo. 

I Cor. 16: 1 a 24. Além das coletas para o provimento de recursos, Paulo prega a firmeza na fé, a fortaleza, o comportamento varonil. 

Fonte de Consulta

CURTI, Rino. As Epístolas de Paulo e o Apocalipse de João Segundo o Espiritismo. São Paulo: FEESP, 1983.



Nenhum comentário: