19 julho 2022

História do Espiritismo

história mostra o desenrolar de diversos acontecimentos ao longo do tempo. Para sabermos sobre a antiguidade da Grécia ou de Roma, temos que nos valer dos fatos históricos. Os historiadores estão sempre nos incentivando a escrever uma história sobre a nossa vida, o nosso bairro, a comunidade que frequentamos etc. 

História do Espiritismo começa com o discurso de Allan Kardec no Banquete de Lyon, onde enfatiza o poder de uma vontade superior que os fez reunir naquele momento, para realçar a aliança que se faz necessária, com todos os países, no sentido de divulgar o conteúdo doutrinal do Espiritismo, pois ele foi formulado sem preconceitos e sem o espírito de sistema. 

Dentre os fatos marcantes da História do Espiritismo está o auto-de-fé de Barcelona, de nove de outubro de mil oitocentos e sessenta e um, às dez horas e meia da manhã, sobre a esplanada da cidade de Barcelona. A consequência deste auto-de-fé foi a queima, em praça pública, de diversas obras de Allan Kardec (Revista Espírita, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns) e de outros escritores espiritualistas.

Estabeleceu-se que 1850 seria o ano do início da História do Espiritismo Moderno. Antes, o Espiritismo Retrospectivo dizia respeito à ideia espírita, que sempre existiu. A partir de 1850, Allan Kardec empreende o Espiritismo que hoje conhecemos, como sendo ciência, filosofia e religião. 

O passado e o futuro tem um ponto de apoio: o presente. Enquanto o preconceito e a rotina predominam, estamos no passado. Quando a luz chega, o passado dá lugar ao futuro, mais de acordo com a lógica e a ética. 



Nenhum comentário: