20 novembro 2022

Enfermidades do Organismo Social

Senhor, tira-nos o véu do orgulho, da arrogância e da prepotência. Dê-nos, ao contrário, a humildade, a simplicidade e a sabedoria para bem influenciar os nossos irmãos de jornada.

O Espírito Emmanuel, na questão 55 do livro O Consolador, que trata da sociologia, diz-nos que a pobreza, a miséria, a guerra... são enfermidades do organismo social devido à situação de prova dos seus habitantes, e que esse status quo só se modificará com a iluminação espiritual de cada um de seus membros.

Se hoje, ainda estamos passando por diversos problemas de ordem social, tais como a guerra, e no Brasil, o império do poder judiciário sobre o poder legislativo e executivo, é porque o nosso mundo ainda não está suficientemente desenvolvido.

Nesse sentido, a guerra que devemos travar é para conosco mesmos, eliminando de nós o que poderia ser motivo de ódio e de rancor contra a classe dominante. Se já estivéssemos iluminados, estaríamos vibrando para os nossos governantes, para que pudessem tomar as melhores decisões, e estas fossem para o bem da população.  Desta forma, as preces proferidas nas manifestações públicas têm grande poder, pois elas são recolhidas pelas entidades do espaço e direcionadas aos mais necessitados.

Lembremo-nos de que não possuímos o poder; na realidade, somos usufrutuários dele. E, de acordo com a Doutrina Espírita, seremos cobrados pelo bom ou mau uso que dele fizermos.

Embora a situação pareça caótica, nada de desespero, pois se estivermos ligados aos bons Espíritos, estaremos recebendo inspirações para o bem, para o bom encaminhamento de quaisquer questões do momento. Sejamos, assim, aquele fósforo, aquela pequena vela, que dará o primeiro impulso para o clarão do Sol.

Quer queiramos quer não, todos temos que nos ajudar mutuamente. Observe um trabalho de desobsessão. Não é o auxílio a um irmão no mundo das sombras? E quem são esses Espíritos? Não seriam um desses que estamos odiando hoje? Um desses potentados do poder? Por que esperar que ele desencarne para auxiliar? Façamos hoje enquanto é tempo, pois amanhã o problema poderá se agravar ainda mais.

Por fim, não nos fixemos nas aparências do mundo material, mas reflitamos nas consequências e no trabalho que os Espíritos de luz terão para nos salvar das trevas da ignorância.

Nenhum comentário: