09 agosto 2011

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho é um livro ditado pelo Espírito Humberto de Campos ao médium Francisco Cândido Xavier, cuja primeira edição foi publicada em 1938. É a história política, econômica e social do Brasil, vista pelos olhos da espiritualidade. 


Segundo o Espírito Humberto de Campos, Jesus, depois de constatar que as nações europeias estavam dominadas pelo egoísmo, orgulho e vaidade de seus habitantes traça, juntamente com Helil, um novo roteiro para o desenvolvimento espiritual dos terráqueos. Nesse mister, as noites de Cabral, povoadas de sonhos sobrenaturais, são os sinais do plano espiritual no sentido de desviar as caravelas do caminho das Índias para o coração geográfico do Brasil, que deveria permanecer intacto. 

Para tanto, incumbiu o Espírito Ismael de reunir os sedentos de justiça divina (degredados), os simples de coração (índios), os humildes e aflitos (escravos), pois queria edificar sobre a rocha firme o alicerce espiritual do povo brasileiro. 

Os holandeses, franceses e espanhóis forneceram subsídios valiosos para a nossa formação mesclada. Villegaignon, por exemplo, deu mostras de uma mentalidade religiosa e honesta. João Maurício, príncipe de Nassau, cuja estada no Brasil fora preparada no plano espiritual teve a incumbência de desenvolver os germes do amor, respeito, tolerância e liberdade.

Este livro trata ainda da busca do ouro, da relação entre a Revolução Francesa e a morte de Tiradentes, a vinda da família real, os vários aspectos da maioridade política, entre outros.  

Para mais informação, acesse:


Palestra em PDF


XAVIER, F. C. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (pelo Espírito Humberto de Campos). 11. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

Nenhum comentário: