30 junho 2021

As Trevas (Nosso Lar)

"As Trevas" é o título do capítulo 44 do livro Nosso Lar, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Treva significa escuridão, privação ou ausência de luz. Está associada às coisas negativas, aos abismos, aos lugares inferiores e subterrâneos.

No começo deste capítulo, enuncia-se o caráter fundamental do ambiente, evidenciando-se que cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem enaltece a tristeza e a doença nelas permanece. Não há mistério algum. É a lei da vida. Nas reuniões em que há a fraternidade e o bom ânimo, as pessoas sairão mais fraternas e mais animadas. Nas reuniões em que predominam o egoísmo e o orgulho, as pessoas sairão mais egoístas e mais orgulhosas. 

Lísias, o assistente instrutor, fora arguido sobre os círculos da Terra, do Umbral e das Trevas. Para ele, chamamos Trevas às regiões mais inferiores que conhecemos. Espíritos resolutos marcham sem tréguas para o alvo. A maioria, no entanto, estaciona. Há Espíritos que ficam séculos e séculos perambulando pelo Umbral; outros preferem os caminhos escuros do egoísmo, estacionando no fundo do poço por tempo indeterminado.

Em resposta à dúvida de somente os encarnados serem suscetíveis dessas quedas, diz: "Em qualquer lugar, o espírito pode precipitar-se nas furnas do mal, salientando-se, porém, que nas esferas superiores as defesas são mais fortes, imprimindo-se, consequentemente, mais intensidade de culpa na falta" cometida. Nega, também, que o conhecimento da verdade e o auxílio superior sejam os antídotos ao veneno da vaidade e da tentação. Quantos não são os que exploram os mais fracos, ouvindo elevadas revelações da verdade superior. A maioria dos verdugos da Humanidade constitui-se de homens eminentemente cultos

Questão: Onde está localizada a zona de Trevas? Se o Umbral está ligado à mente humana, onde ficará semelhante lugar de sofrimento e pavor? Resposta: Há esferas de vida em toda parte: não só para cima, como para baixo, isto é, nos mares e no amago da terra. A Terra é organização viva, possuidora de certas leis que nos escravizarão ou libertarão, segundo nossas obras.

Conclusão: Qual acontece a nós outros, que trazemos em nosso íntimo o superior e o inferior, também o planeta traz em si expressões altas e baixas, com que corrige o culpado e dá passagem ao triunfador para a vida eterna.




Nenhum comentário: