28 junho 2021

Matéria Mental

"Matéria Mental" é o título do capítulo IV de Mecanismos da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Primeiramente, entende-se por matéria a substância, aquilo que tem extensão no espaço e no tempo. Designação de tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa. Modernamente, a matéria é considerada como uma forma de energia, baseada na fórmula E = mc2, em que E (energia), m (massa) e c (velocidade da luz no vácuo)

O Pensamento do Criador se expressa por meio do Fluido Elementar ou Hálito Divino. Na superposição ao Pensamento do Criador, encontraremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações temporárias, adstritas à nossa necessidade de progresso. O pensamento é o fluxo energético do campo espiritual de cada criatura, que gradua nos mais diferentes tipos de ondas, que vão desde os raios super-ultra-curtos até às ondas fragmentárias dos animais.

Segundo o Espírito André Luiz, o pensamento é matéria mental. Isto acontece porque as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem, sob novo sentido, compondo o mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos. Além disso,  em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos, usamos os princípios de “núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais”.

Os pensamentos podem produzir diferentes tipos de ondas mentais. Assim, as ondas mentais podem ser: muito longas (simples sustentação da individualidade), médias (quando há oração e reflexão) e curtas (emoções profundas, dores indizíveis, laboriosas concentrações). Por isso, a indução mental será tanto maior quanto mais amplos se lhe evidenciem as faculdades de concentração e o teor de persistência no rumo dos objetivos que demande.

As formas-pensamentos podem ser resumidos da seguinte forma: "Emitindo uma ideia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir".

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/mat%C3%A9ria-mental


Nenhum comentário: