25 junho 2021

Mensagem aos Médiuns

O Espírito Emmanuel, no capítulo 11 - "Mensagem aos Médiuns", do livro Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, exorta a todos os que se entregaram na Terra à missão da mediunidade, dando nos conta que em nossa época esse posto é de renúncia, de abnegação e de sacrifícios espontâneos. Desdobra-se em:

Vigiar para vencer. Como a Terra ainda é um orbe de sombras e de lágrimas, toda a tentativa para a  divulgação da verdade, esbarra com poder das trevas. Por isso, há inúmeras tentações que se infligem nos seres humanos, principalmente os médiuns. Para que estes não sucumbam ao poder do maligno, urge acionar, imperiosamente, os verbos vigiar e orar. 

Quem são os médiuns na sua generalidade. Estes não são os missionários; são, pelo contrário, aqueles indivíduos que fracassaram desastradamente, distanciando-se das leis divinas, e que resgatam, sob o guante do sofrimento, o passado obscuro e delituoso. Muitos deles tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligência, e que regressam ao orbe para resgatar aquelas almas que desviaram da senda do progresso. 

As oportunidades de sofrimento. Em muitas existências dos médiuns, observa-se romances dolorosos, vidas amarguradas e dificuldades sem conta. Nesse sentido, é necessário que reconheçam este sofrimento como uma oportunidade valiosa que a Providencia lhes oferece para que readquiram a saúde dos seus organismos espirituais, enfraquecidos nos excessos do vinho sinistro, dos vícios diversos e do despotismo. 

Necessidade de exemplificação. Todo o médium sincero deve identificar-se com os padrões evangélicos idealizados por Jesus. Entre os ensinamentos, salientamos a afirmação do Mestre: "Dai de graça o que de graça receberdes". Deve, assim, evitar os ambientes nocivos e viciosos. Por outro lado, não deve encarar a mediunidade como dom ou como privilégio, mas uma oportunidade bendita de reparar erros de outras épocas. 

O problema das mistificações. Ninguém está isento de erros e paixões, bem como das investidas das mistificações. Tendo o Evangelho de Jesus no coração, poderá amenizar esses problemas, pois o que conta é a intenção de seguir a verdade e praticar ininterruptamente o bem ao próximo. O médium deve,  assim, permanecer na fé, na esperança e na caridade ensinada por Jesus. 

Apelo aos médiuns. "É preferível viver na maior das provações a cairdes na estrada larga das tentações que vos atacam, insistentemente, em vossos pontos vulneráveis". Aquele que se apresenta ao mundo espiritual como vencedor de si mesmo é maior do que qualquer dos generais terrenos. 



Nenhum comentário: